CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
13/01/2026
Folia de Reis
Olá amigos amantes da música sertaneja, hoje escrevi sobre a Folia de Reis e suas tradições.
A Folia de Reis é uma tradição popular e religiosa brasileira, que celebra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, ocorrendo no ciclo natalino (de 24 de Dezembro a 6 de Janeiro, o Dia de Reis). Grupos de “foliões” (músicos e cantores) visitam casas, tocando, cantando e levando bênçãos, misturando fé cristã com influências culturais africanas, e usando música para abençoar e alegrar os lares, preservando a cultura e ancestralidade.
Muitas músicas foram gravadas ao longo dos anos em homenagem aos Santos Reis, a mais pedida é a música “Hino dos Reis” de composição do Criolo, de 1967no qual na época gravou com Barrerito e posteriormente virou um hino nas vozes de Chrystian & Ralf e Chitãozinho & Xororó.
A Folia de Reis é uma festa de fé, cultura e comunidade, que celebra a chegada dos Reis Magos, passando de porta em porta com música e alegria, reforçando a identidade cultural brasileira.
Foi Trazida da tradição medieval europeia, com influências africanas e religiosamente católicas com elementos da cultura local, tornando-a única no Brasil.
A tradição faz visitas de casa em casa onde os foliões pedem licença para entrar, abençoar e festejar, com músicas e cantos utilizam instrumentos como sanfona, viola e percussão e cantam canções que contam a histórias bíblicas, muitas vezes com letras passadas de geração em geração. Incluir personagens como reis, palhaços e bastiões, com objetivo de levar alegria, afastar o mal e manter viva a tradição.
Vários encontros acontecem pelo interior do Brasil durante todo o ano.
Semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja e cultura caipira.
(*) LUIZ HENRIQUE PELÍCIA (Caipirão) tem o programa “Clube do Caipirão” transmitido para mais de 500 rádios em todo o Brasil diariamente. Apresenta de segunda a sábado das 04h às 08h da manhã o programa “Diário no Campo” pela FM DIÁRIO 89,9 de São José do Rio Preto/SP. Caipirão escreve às terças-feiras para o jornal DIÁRIO DE PENÁPOLIS.
Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) (*)
- Golpe do pix e a falsa aparência de legalidade: quando o comerciante vira vítima
- Mudanças na legislação trabalhista em 2026
- O Brasil continua altamente endividado
- O primeiro mandato e a curva de aprendizagem na política institucional: O exemplo de Penápolis
- O impresso está morrendo ou se reinventando?
- Análise parcial do orçamento federal para o ano de 2026
- Os anos vão passando (2026 está chegando)
- Música Sertaneja: Fim de Ano
- Audiência de Custódia - Garantia de direitos e controle da prisão no sistema de justiça
- O Natal, a fome e a miséria no Brasil
- Música Sertaneja: Hino dos Reis
- Testamento: autonomia da vontade, limites legais e prevenção de conflitos sucessórios
- "Obra de esperança: o cuidado para com os doentes"
- FELIZ 2026!? Análise do cenário do mercado de trabalho brasileiro em 2026
Imagens da semana
© Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.













