
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
ARTIGOS
27/06/2025
Crianças na Igreja: um sinal de Igreja viva e em crescimento
Crescer na fé é um caminho que começa desde cedo: acolher as crianças na Igreja é garantir um futuro cheio de esperança para toda a comunidade. Levar as crianças à missa é, muitas vezes, um desafio para pais e mães. Muitos compartilham relatos de desconforto diante de olhares de reprovação de outros fiéis, pouco acostumados com a presença e a energia dos pequenos durante as celebrações. Vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez menos a natalidade e, por isso, a presença de crianças nos bancos da igreja pode causar estranhamento. No entanto, é justamente essa presença que revela uma Igreja viva, cheia de esperança e futuro.
Recentemente, um episódio em Jundiaí (SP) chamou atenção: Uma celebração foi interrompida após uma mulher, incomodada com o barulho de uma criança, usar spray de pimenta contra a família. O ocorrido gerou tumulto, feriu pessoas e trouxe tristeza à comunidade. Em resposta, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Jundiaí, manifestou solidariedade às vítimas e reafirmou o compromisso cristão com a paz, a dignidade humana e a não violência, valores inegociáveis para quem segue o Evangelho.
Diante de situações como essa, é fundamental lembrar o ensinamento de Jesus: “Deixem as crianças virem a mim” (Mt 19,14). O Papa Francisco reforça: “As crianças choram, fazem barulho em todos os lugares. Mas nunca podemos expulsar as crianças que choram na igreja”. O choro de uma criança na Missa é sinal de uma comunidade viva, em missão, e não motivo para exclusão. Sobre esse tema, minha esposa Adelita Stoebel e eu escrevemos o livro ‘Como Participar da Missa com Crianças’, pela Editora Canção Nova.
A participação das crianças na Eucaristia é uma oportunidade única de formação na fé. O Papa Bento XVI destacou que a presença dos pais com seus filhos na Missa dominical é uma poderosa pedagogia para transmitir a fé e fortalecer os laços familiares. O domingo, ao longo da história da Igreja, é o momento privilegiado de encontro com o Senhor ressuscitado em comunidade.
É natural que, em algum momento, a criança chore, se distraia ou até tropece no banco. Nessas horas, a acolhida da comunidade e o carinho dos sacerdotes fazem toda a diferença, mostrando que todos são bem-vindos na casa de Deus. O importante é não desistir: a Missa é espaço de aprendizado, crescimento e graça para todos, inclusive para os pequenos.
Transmitir a fé às novas gerações é missão de toda a Igreja. Nossos pais e avós nos deixaram esse tesouro; agora, cabe a nós passá-lo adiante, com paciência, amor e confiança de que Jesus vê e valoriza cada esforço. Respire fundo, leve seu filho para Deus e permita que ele cresça “em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e das pessoas” (Lc 2,52).
(*) Rodrigo Luiz dos Santos é jornalista, membro da Comunidade Canção Nova, e autor do livro “Como Participar da Missa com Crianças?”
Rodrigo Luiz dos Santos (*)
- O juiz que escolheu o arbítrio
- Trump e Netanyahu estão brincando com fogo
- Música Sertaneja: poeta Orlando Gomes - 15 anos de saudade
- Contrato de união estável: segurança jurídica e autonomia
- Origem e sentido da Solenidade de Corpus Christi
- Contratos – para que servem?
- A injustiça tributária beneficiando uma grande empresa
- Festas juninas: São João no Brasil
- Citação por WhatsApp é válida para a Justiça
- Liberalismo, Neoliberalismo e Comunismo
- Proibido, mas ainda presente: o desafio do uso do celular na escola e em casa
- O trabalhador poderá cancelar o desconto sindical pela internet?
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.