Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Pen�polis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endere�o Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

IMAGENS DA SEMANA

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Valor do IPVA é reflezo direto da valorização que o carro usado teve nos últimos meses na tabela Fipe

05/12/2021

IPVA estará mais caro em 2022

Os proprietários de veículos, que já enfrentam o problema dos combustíveis mais caros, terão um novo problema para o início de 2022, sendo este o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), que também deverá ter um aumento considerável neste próximo ano. É que com a valorização dos veículos, principalmente os usados, o motorista terá que desembolsar mais em relação ao imposto cobrado entre os meses de janeiro e março. Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA, no caso do estado de São Paulo, a tarifação é de 4% e não foi reajustada. Apesar de não haver o reajuste, a cobrança é feita sobre o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos dos 0km. Como houve valorização na tabela Fipe dos veículos, o aumento no IPVA acaba sendo uma consequência.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Abaixo-assinado está sendo feito para a retirada de containers de lixo em bairros como Gimenes e Benone Soares

04/12/2021

Abaixo-assinado pede retirada de containers de lixo em bairros

Os moradores dos bairros residenciais Marco Guerreiro, Gimenes e Benone Soares iniciaram nesta semana um abaixo-assinado contra a instalação de containers feita pelo Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) para a coleta de lixo doméstico dos moradores locais. Eles estão insatisfeitos com o método adotado pela autarquia e que faz parte do projeto Saneamento Solidário. O abaixo assinado está coletando assinaturas de forma virtual no site change.org e busca, pelo menos, 200 assinaturas, porém, até a tarde de ontem (03) já contava com 171 assinaturas virtuais realizadas. Na petição do documento criado por Larissa Siqueira Sanches, é destacado que a presença dos containers gera o acúmulo de lixo depositado diariamente, causando maus cheiros, além de parte do lixo ficar espalhado pelo chão, o que facilitaria a proliferação do odor desagradável.

Imagem/Secom-PMP
Imagem da Semana
Os eventos marcaram o início das comemorações do Natal dos Sonhos na cidade

03/12/2021

Eventos marcam o "Natal dos Sonhos"

A noite desta quarta-feira (01) marcou os inícios das comemorações do Natal dos Sonhos em Penápolis. Centenas de pessoas se reuniram na Praça Dr. Carlos Sampaio para a estreia da iluminação decorativa e da Aldeia de Papai Noel. Um pouco antes, ocorreu a entrega da decoração “Sonho Colorido”, no calçadão da rua Mário Sabino. Os eventos contaram com a presença do prefeito Caique Rossi, da vice-prefeita Mirela Fink, do presidente do Sincomercio, Júlio Galinari e do presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial), João Fernandes, além de secretários municipais. No início da noite, foi feita a entrega da decoração “Sonho Colorido”. Mais de 550 guarda-chuvas coloridos foram suspensos na rua Mário Sabino. O calçadão se tornou um ponto de encontro para fotografias na região central da cidade. Logo em seguida, foi dado início às comemorações na Praça Carlos Sampaio.

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Imagem da Semana
Gestão municipal em Penápolis foi avaliada pelo TCE-SP juntamente com outras cidades do Estado

02/12/2021

Gestões municipais são avaliadas pelo TCE

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) divulgou nesta semana o IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), mostrando que a cidade de Penápolis e também os municípios da microrregião não conseguiram alcançar notas máximas, que são A (altamente efetiva) e B (muito efetiva), mas tiveram índices considerados bons dentro do estudo. Os dados mostraram que as cidades de Penápolis, Alto Alegre e Glicério receberam nota C+, o que significa que as gestões foram avaliadas como “em fase de adequação”. De acordo com o estudo, estas cidades obtiveram o IEG-M entre 50,0% e 59,9% da nota máxima. O TCE apontou ainda que as demais cidades na microrregião, sendo Avanhandava, Barbosa, Braúna e Luiziânia, ficaram com C (baixo nível de adequação), com o índice menor ou igual a 49,9% na avaliação.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
O setor de serviços foi o pior em empregos em outubro em Penápolis, mas se manteve na liderança no acumulado de 2021

01/12/2021

Empregos são negativos em outubro

Pelo segundo mês consecutivo a cidade de Penápolis fechou de forma negativa o saldo sobre a geração de empregos divulgada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ligado ao Ministério do Trabalho, nesta terça-feira (30). Em outubro deste ano, a cidade de Penápolis teve o fechamento de 95 postos de trabalho, o que resultou de forma negativa no saldo divulgado. Em setembro deste ano, os resultados mostrados pelo Caged também apontaram números negativos para o município, quando haviam 156 vagas fechadas. Ainda sobre o mês de outubro, o levantamento do Caged apontou que Penápolis teve um total de 523 admissões realizadas em carteira assinada. Entretanto, as demissões em carteira foram maiores, 618 baixas, o que gerou o resultado negativo, que apontou que o maior responsável pela queda em Penápolis foi o setor de serviços, que somente em outubro fechou 136 vagas.

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Imagem da Semana
O Santuário de São Francisco de Assis é um dos principais pontos turísticos em Penápolis

30/11/2021

Região participa de pesquisa sobre o turismo

Pela segunda vez, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realzia a “Pesquisa de Percepção do Turismo”, para saber como os moradores da região avaliam o turismo de suas cidades e do Estado. Estão envolvidos 395 municípios, incluindo 70 estâncias turísticas, 140 municípios de interesses turísticos (MITs) e 185 cidades das 49 Regiões Turísticas de São Paulo. A cidade de Penápolis está entre os municípios participantes da pesquisa, bem como as cidades de Barbosa e Braúna. Já na região de Araçatuba participam também as cidades de Andradina, Araçatuba, Birigui, Buritama, Castilho, Gastão Vidigal, Ilha Solteira, Itapura, Lourdes, Mirandópolis, Pereira Barreto, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Sud Mennucci e Valparaíso.

Imagem/Divulgação
Imagem da Semana
Quem passa pelo calçadão da Mário Sabino fica na expectativa de ver o trabalho pronto com guarda-chuvas coloridos pendurados no local

28/11/2021

Guarda-chuvas vão colorir o calçadão

Quem passa pela rua Dr. Mário Sabino, na altura do calçadão central de Penápolis, já reparou que diversos guarda-chuvas estão sendo pendurados pelo local, permanecendo fechados, o que tem chamado a atenção e despertado a curiosidade das pessoas para saber como será o resultado final do trabalho, que faz parte da decoração de final de ano que está sendo montada no centro de Penápolis. Vários comerciantes já confirmaram o apoio financeiro na aquisição dos guarda-chuvas coloridos que estão sendo instalados. O projeto, denominado “Sonho Colorido”, faz parte da campanha “Natal dos Sonhos”, que irá decorar a região central e praças em diversos bairros da cidade. A ação é uma parceria do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Prefeitura, que é a responsável pela instalação da decoração.

Imagem/Secom-PMP
Imagem da Semana
A palestra sobre saúde do homem foi proferida pelo médico da Prefeitura de Penápolis, Samir Subhi Salous

27/11/2021

Sasc oferece capacitação para equipes técnicas

A Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) reuniu as equipes técnicas das organizações sociais civis parceiras a Prefeitura de Penápolis em uma capacitação realizada em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o Sindicato Rural de Penápolis. O curso foi realizado na quarta-feira (24), na sede do Centro de Referência de Assistência Social - Cras Planalto. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Renato de Souza Pulli. Participaram da capacitação as equipes técnicas da Apae de Penápolis, Lar Vicentino, Moveca, Vila da Infância, Adefipe, Casa da Sopa e Unidos pela Vida, entidades parceiras do poder público para a execução dos serviços socioassistenciais. Também participaram representantes do Conselho Tutelar.

Imagem/Divulgação
Imagem da Semana
Chapa encabeçada pelo advogado Evandro Bertaglia (centro) assume e diretoria assumem a OAB local à partir de janeiro de 2022

26/11/2021

Evandro Bartaglia é eleito presidente da OAB

A chapa encabeçada pelo advogado Evandro Bertaglia Silveira que tem como vice Grasiéle Fernandes Castilho, foi a vencedora na eleição realizada nesta quinta-feira (25) na 78ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Penápolis. Desta forma, Bertaglia foi eleito presidente da subseção e assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2022, permanecendo no cargo até o fim de 2024. A votação, promovida em parceria com o TER-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) foi realizada na Casa do Advogado e transcorreu com tranquilidade. Urnas eletrônicas foram disponibilizadas pelo TER, preparadas para receber votos da chapa concorrente em Penápolis e também das chapas concorrentes para a OAB São Paulo, que também teve eleição, ontem, ao cargo de presidente da Ordem do Estado. A chapa, única a concorrer ao cargo na OAB de Penápolis foi eleita com 290 votos favoráveis dos 430 advogados aptos a participarem do pleito. Houve ainda 24 votos brancos e 19 nulos. 

Imagem/Reprodução
Imagem da Semana
Vídeo de segurança mostra ação dos bandidos armados e clientes abaixados dentro da lotérica durante assalto

25/11/2021

Bandidos tentam assaltar lotérica

Uma lotérica localizada no centro de Avanhandava sofreu uma tentativa de roubo na manhã desta quarta-feira (24) depois que dois bandidos armados invadiram o local e anunciaram o assalto. Na ação, clientes que estavam no estabelecimento foram obrigados e ajoelharem e deitarem no chão. Segundo o que foi apurado, imagens do circuito de segurança da lotérica filmaram a ação dos bandidos. Era por volta das 09h30, quando dois rapazes encapuzados entram no local. Um deles, apontando um revólver, anuncia o assalto, enquanto o comparsa, com uma das mãos na altura do peito, o que denota que também estivesse armado, tenta recolher algum dinheiro e abrir uma porta que daria acesso aos fundos da lotérica, onde ficam os funcionários, mas ela estava trancada, não conseguindo entrar.

© Copyright 2021 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade