Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

SUA OPINIÃO

Você procura conferir as notícias que recebe nas redes sociais para não ser enganado por uma fake news?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

20/09/2019

100 anos de existência: 
"Reverenciando o Passado, Construindo o Futuro"
E.E. Luiz Chrisóstomo de Oliveira - 1919/2019

Pelos idos de 1900, teve início o desenvolvimento da colonização, construção e fundação de Penápolis. Junto com a criação do Município e expansão da estrada de Ferro Noroeste, vieram para cá muitas famílias de imigrantes.
O desenvolvimento foi exponencial, portanto a escola dos Padres Capuchinhos já não era suficiente para a demanda de tantas crianças e jovens. Em 16 de setembro de 1919, a cidade tem a solenidade de inauguração da “Escola Reunida de Penápolis”, que foi sediada próxima à Igreja Matriz. Vale ressaltar que no mesmo dia e ano foi lançada a pedra fundamental da Irmandade de Santa Casa de Penápolis. 
A prosperidade é iminente, e em 1920, a escola tem seu nome publicado e homologado: “Grupo Escolar de Penápolis”. E no ano de 1923 tem sua sede firmada na Praça 09 de Julho, 36, onde permanece até a presente data, tendo o prédio sido tombado no ano de 2002.
A escola prospera e em 1945, passa a se chamar “Primeiro Grupo de Penápolis”, porém manteve-se apenas por 10 anos, já que em 7 de setembro de 1955 recebe a denominação de Grupo Escolar “Luiz Chrisóstomo de Oliveira”, em homenagem ao seu patrono.
A escola sempre foi motivo de orgulho e inclusão social, passando no ano de 1963 a atender: classe de Deficiente Intelectuais, Curso de Suplência de 1º e 2º Graus. A partir de 1989 passa a atender a classe de Deficientes Auditivos, Visuais e Físicos. 
No ano de 1.994 ocorreu a Reestruturação do II Ensino Oficial do Estado de São Paulo, quando passou a atender alunos do ciclo I (1ª a 4ª séries do Ensino fundamental), permanecendo as classes de Deficientes Visuais/Físicos/Auditivos e Intelectuais. 
Em 2005 a escola adere ao Projeto Escola de Tempo Integral, que oferece oito horas de aulas para o Ensino Fundamental, implantado em 2.006.
Até os dias atuais a U.E se destaca investindo na qualidade do ensino, de vida e com o tempo integral, faz com que as crianças tenham mais Educação, Entretenimento, Convivência saudável entre todos e principalmente, tirando-os da rua ou da frente da televisão, mostrando-lhes  um Universo diferenciado.
Hoje a escola conta com 250 alunos, atendendo do 1º ao 5º ano. Oferecendo também,  projeto de Reforço e recuperação para todos os alunos, que necessitam.
É com grande orgulho, satisfação e cheia de motivos para Festejar os 100 anos de Existência. 
Escola Estadual "Luiz Chrisóstomo de Oliveira": Reverenciando o Passado, Construindo o Futuro.

Ercília Medeiros, Penápolis/SP, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, através do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com críticas, sugestões ou para discutir algum assunto de interesse público. A mensagem deverá conter seu nome completo, RG e endereço de e-mail válido.

© Copyright 2019 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.