Classificados

VÍDEOS

6 ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DE PENPOLIS
Apaixonados por carros antigos se renem em Penpolis

SUA OPINIÃO

As multas so eficazes contra as pessoas que fazem o descarte irregular de lixo em reas pblicas?


CLIMA

Tempo Penpolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereo Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CARTA DO LEITOR

22/01/2019

HISTÓRIAS DA VIDA 
Até a década de 1960 era muito comum serem visto nas zonas rurais, pessoas  socando café em pilão de madeira, para depois colocá-lo num recipiente chamado torrador que através das chamas o café expelia uma fumaça que ardia os olhos daquele que estava manuseando o torrador, porém antes que aquele café que estava sendo torrado chegasse aquele ponto, já havia sido colhido nas lavouras do sítio e para chegar ao ponto de socar e torrar era necessário que os grãos fossem postos para secar em um “terreiro” e no período noturno era coberto com uma lona para que o café permanecesse aquecido,  com isso a secagem era mais rápida. Além de socar e torrar o café, para que o pão nosso de cada dia chegasse a mesa, era necessário amassá-lo na noite anterior onde era utilizado fermento de litro e na madrugada seguinte se fazia necessário cilindrar a massa em um cilindro de madeira, para depois levá-lo ao forno que também era construído de barro. Embora o trabalho doméstico naquela época era bem mais árduo, dificilmente observavámos alguém desanimado, pois a impressão que tínhamos era que as pessoas da época gozavam de mais saúde e também não perdiam seu tempo para assistir tantas besteiras que hoje é muito comum em todos os canais de televisão.

Virglio Melhado Passoni, Jandaia do Sul/PR, por e-mail

Envie seu artigo para o "Carta do Leitor"

Envie-nos, atravs do e-mail carta@diariodepenapolis.com.br sua mensagem com crticas, sugestes ou para discutir algum assunto de interesse pblico. A mensagem dever conter seu nome completo, RG e endereo de e-mail vlido.

© Copyright 2019 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.