Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

IMAGENS DA SEMANA

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Reconstituição de homicídio contra jovem Kivia Andrade foi realizada pela Polícia Civil na manhã de domingo (11)

14/10/2020

Polícia reconstitui homicídio

A Polícia Civil de Penápolis realizou, na manhã de domingo (11), a reconstituição do homicídio contra a jovem Kivia Kalini Souza de Andrade, de 25 anos, ocorrido na noite de sexta-feira (9) na marginal Maria Chica, em frente à Prefeitura de Penápolis. A autora, uma ajudante geral de 35 anos, foi presa após ter sua prisão temporária decretada por 30 dias. O pedido foi feito pela Polícia Civil e expedido pela Justiça local. Os trabalhos de reconstituição duraram pouco mais de uma hora e um forte esquema de segurança foi montado pela polícia para que ninguém se aproximasse do local, já que a autora presa também participou dos trabalhos com sua versão sobre os fatos. 

Imagem/Divulgação
Imagem da Semana
Estão sendo investidos cerca de R$ 1,4 milhão em 14 espaços diferentes

11/10/2020

Praças recebem iluminação de led

Lâmpadas de led estão sendo instaladas em praças públicas da cidade. O trabalho está sendo executado pela Prefeitura Municipal de Penápolis. Além das trocas das antigas lâmpadas pelas modernas de led, também estão sendo aumentados os números de postes e luminárias. Ao todo são investidos cerca de R$ 1,4 milhão em 14 espaços diferentes. A justificativa da Prefeitura para a troca das lâmpadas é que elas têm maior vida útil, são mais econômicas, não esquentam e possuem fluxo luminoso bem mais intenso. Outra vantagem é que a tecnologia das novas lâmpadas torna as mesmas sustentáveis, pois diferentemente das fluorescentes, que contém mercúrio no seu interior, as de led não são tóxicas, e 98% dos seus componentes são recicláveis. Os recursos aplicados no projeto fazem parte de um financiamento obtido pelo município junto ao Banco do Brasil.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Comemorações ao Dia da Padroeira acontecem sem carreata e procissão por causa da pandemia da Covid-19

10/10/2020

Católicos celebram Padroeira com restrições

Com algumas mudanças ocasionadas por conta da pandemia do novo coronavírus, os católicos penapolenses não terão as tradicionais carreata e procissão em louvor à Nossa Senhora Aparecida, festa que se tornou muito apreciada pelos fiéis. A comunidade do bairro Aparecida preparou uma série de atividades e celebrações, como o Tríduo preparatório em louvor à Nossa Senhora, teve início na noite de ontem (09) e segue entre hoje (10) e amanhã (11). As celebrações seguem com temas marianos e são colocados como forma de reflexão aos devotos. Para hoje, a celebração, que acontece na igreja da Vila Aparecida às 19h30, terá como tema “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra”, cujo presidente da celebração será Frei Edmar, do Santuário de São Francisco de Assis.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Mesmo com pedido de cautela no consumo de água, DIÁRIO flagrou irrigação no minicampo do Del Rey duas vezes no mesmo dia

09/10/2020

Moradores reclamam de irrigações em gramados

Apesar da falta de chuvas que vem sendo registrada em diversas partes do país e do pedido feito pelo Departamento de Água e Esgoto de Penápolis – Daep – para que a água seja usada com cautela pela população, já que o Ribeirão Lajeado, que abastece Penápolis, está 30 centímetros abaixo de seu nível normal, muitas pessoas têm reclamado de uma prática muito comum, até então, feita em campos de futebol da cidade, que é a irrigação da grama plantada nestes espaços esportivos. Segundo reclamações de munícipes, em alguns destes espaços a irrigação tem sido feita de forma normal e até mesmo em várias vezes durante o dia, principalmente neste período de seca, onde a grama precisaria ser irrigada mais vezes para manter seu aspecto verde de um gramado de futebol. Nesta semana, a reportagem do DIÁRIO, esteve em um dos pontos reclamados, o minicampo do Jardim Del Rey, espaço que pertence à Prefeitura de Penápolis.

Imagem/Divulgação
Imagem da Semana
As equipes do Daep e do CIRL trabalham no desassoreamento da lagoa artificial do Parque

08/10/2020

Parque Maria Chica recebe melhorias

O Parque Maria Chica, um dos principais pontos de encontros da população penapolense, passou por diversas intervenções em sua estrutura física, nos últimos meses. Uma nova iluminação em led já foi instalada e, agora, as equipes trabalham na recuperação da lagoa do Parque. A próxima etapa será a recuperação da pista de caminhada. No momento, as equipes do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) trabalham no desassoreamento da lagoa artificial do Parque, aproveitando o período da estiagem. A limpeza consiste na a retirada do lodo e demais resíduos para melhorar a drenagem e aumentar a capacidade de armazenamento de água. Desta forma, na época de chuvas, a drenagem pluvial estará adequada para atender as necessidades da drenagem urbana.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
CEI foi aprovada por unanimidade entre os vereadores para investigar a Saúde de Penápolis

07/10/2020

Câmara cria CEI para investigar Saúde

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou nesta segunda-feira (05), durante sua sessão ordinária, a abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis desvios de verbas na gestão da saúde, em especial aos repasses para Organizações Sociais (OSs). O requerimento, apresentado pelo vereador Rodolfo Valadão Ambrósio (PSD) foi assinado por todos os demais edis. A CEI está sendo formada após a realização da Operação Raio-X, desencadeada na semana passada pela Polícia Civil e o Ministério Público que vem apurando possível desvio da área da Saúde, mediante celebração de contratos de gestão em diversos municípios, por meio de OSs. Durante a operação, o secretário de Saúde de Penápolis, Wilson Carlos Braz, e outros dois médicos de Penápolis foram presos acusados de envolvimento com o esquema criminoso. Eles cumprem prisão temporária que foi prorrogada por mais cinco dias na semana passada.

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Imagem da Semana
Apresentação do Projeto Guri - Polo Avanhandava, antes da Pandemia

06/10/2020

"Projeto Guri" prorroga matrículas

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri segue até o dia 16 de outubro, de maneira online, para os polos de ensino que ainda têm vagas no interior e litoral de São Paulo. São vagas para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos (o sistema carregará os polos com cursos disponíveis para a idade informada, respeitando a faixa etária de ingresso em cada turma). O início das aulas presenciais está previsto para o dia 13 de outubro, conforme calendário proposto pelo Governo no Plano São Paulo, apenas se todas as regiões do Estado se encontrarem na fase amarela nos 28 dias que antecedem essa data. A volta às aulas presenciais também terá que ser autorizada pelo poder público de cada uma das cidades. Além disso, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Imagem/Fernando Almeida - 02/10/2020
Imagem da Semana
O trânsito na rua Anchieta retornou sentido duplo no trecho das avenidas Santa Casa e Ivanoé de Cunto

04/10/2020

Rua Anchieta volta a ser mão dupla de trânsito

A Prefeitura Municipal de Penápolis mudou novamente o trânsito na rua Anchieta, retornando em sentido duplo o trecho das avenidas Santa Casa e Ivanoé de Cunto. Os motoristas precisam ficar atentos com a mudança que a secretaria municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana fez nessa via. Na tarde de ontem, sexta-feira (02), muitos ainda transitavam em sentido único naquele trecho. Parte da rua até a avenida Rui Barbosa continua com sentido único, situação que não mudou em dezembro de 2018, quando a alteração foi aplicada e que foi alterada na última quarta-feira (30). A pasta responsável pela mudança informa que o local está devidamente sinalizado, porém, pede atenção aos condutores para manter a segurança no trecho.

Imagem/Reprodução - TV Anhanguera
Imagem da Semana
Sementes misteriosas têm sido enviadas da china anexadas à outras encomendas e já foram recebidas em diversos estados brasileiros

03/10/2020

Sindicato Rural de Penápolis alerta para riscos de "sementes misteriosas"

Apesar de ainda não haver nenhum caso registrado na região, o Sindicato Rural de Penápolis (Sirp) está alertando toda a população sobre os casos que vêm ocorrendo em diversos estados onde pessoas estão recebendo encomendas que seriam oriundas da China e que possuem misteriosas sementes. O fenômeno, que também foi registrado em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, entre outros, ainda não tem uma explicação definitiva. Entretanto, o consulado chinês no Brasil alerta que as etiquetas enviadas junto com as encomendas podem se tratar de uma fraude.

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Imagem da Semana
Comércio foi o setor que mais gerou empregos durante o mês de agosto em Penápolis

02/10/2020

Saldo de empregos é positivo em agosto

Penápolis tem saldo positivo de empregos no mês de agosto. Assim como no Brasil e em todos os Estados da federação, a cidade acompanhou a tendência nacional e fechou o mês de agosto com saldo positivo de 71 novos empregos com carteira assinada. Segundo dados do Caged, durante o mês de agosto o município de Penápolis obteve 382 admissões e 311 demissões, tendo portanto, um saldo positivo de 71 novos empregos no mercado de trabalho. O levantamento mostra, em primeiro lugar, o setor do comércio como o que mais contratou, com saldo de 41 (108 desligamentos e 149 admissões).

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.