Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA

CLIMA

Tempo Pen�polis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endere�o Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

IMAGENS DA SEMANA

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Com a estiagem, nível do Ribeirão Lajeado tem caído e comprometido a captação de água no município

22/07/2021

Estiagem compromete 95% da captação de água pelo Daep

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) divulgou nesta terça-feira (20) em seu Boletim da Estiagem que a falta de chuva nas últimas semanas tem comprometido mais a vazão do Ribeirão Lajeado e a captação de água no rio que abastece a cidade. Segundo a autarquia essa captação já chega a 95% de comprometimento, o que coloca o serviço em “grau crítico”. Por conta disso, o Daep divulgou diversas ações que começarão a ser tomadas a fim de evitar o racionamento de água no município. De acordo com o boletim divulgado pela autarquia, entre os dias 1 e 15 de julho, a cidade não registrou chuva neste período. Com isso, a vazão de água do Ribeirão Lajeado chegou a 461 litros por segundo. Segundo os próprios critérios criados pelo Daep, esta quantidade de vazão já é suficiente para que a situação seja considerada como a de “racionamento”.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Documentos pertenceriam à UBS do Jardim Del Rey e seriam referentes aos pacientes da unidade

21/07/2021

Documentos de UBS são encontrados no lixo

Diversos documentos supostamente pertencentes à Unidade Básica de Saúde do Jardim Del Rey, em Penápolis, e que seriam referentes a pacientes da unidade foram encontrados em sacos de lixo jogados na rua Sócrates Makrakis, próximo à UBS durante a manhã de sábado (17). Moradores próximos, que encontraram o material acionaram o vereador Professor Bruno (PSD), que por sua vez chegou a acionar a Polícia Militar e registrou um Boletim de Ocorrência para que o fato possa ser apurado. O caso também está sendo averiguado pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, o vereador contou que recebeu a informação pouco depois das 11h00 de pessoas moradoras próximas e foi até o local averiguar o que havia ocorrido.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Temperaturas chegaram a 6ºC na manhã desta sexta-feira (19); previsão para hoje (20) é de temperatura ainda baixa durante a amanhã

20/07/2021

Temperatura chega a 6ºC em Penápolis

A cidade de Penápolis voltou a registrar nesta segunda-feira (19) a madrugada mais fria dos últimos anos, quando os termômetros marcaram novamente média de 6ºC por volta das 07h00. Esta temperatura foi registrada pelo Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis), onde é feita medição para controle meteorológico da autarquia. No dia 30 de junho, o Daep já havia registrado esta mesma temperatura. Juntas, elas foram as mais baixas registradas no mesmo ponto de aferição da autarquia nos últimos cinco anos. Somente em junho de 2016 foi registrada uma temperatura exatamente igual à da madrugada passada e também a do último dia de junho. A expectativa para hoje (20) é de temperatura ainda mais baixa a amanhecer.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
O comércio foi um dos setores mais afetados pela crise econômica que se estabeleceu neste período de pandemia da Covid-19

18/07/2021

Comerciantes se reinventam realizando vendas on-line

O Dia do Comerciante, assinalado em 16 de julho, é uma data importante para ser lembrada, entretanto, os recentes resultados dos negócios obtidos por grande parte dos Comerciantes, não apontam para comemorações. O Comércio foi um dos setores mais afetados pela crise econômica que se estabeleceu neste período de pandemia do Covid-19 no país e no mundo. Lojas fechadas em alguns períodos, horários restritos, limitação de consumidores no interior dos estabelecimentos, foram alguns dos obstáculos que os Comerciantes penapolenses vêm enfrentando há um ano e meio. A equação vendas a menos e prejuízos a mais obrigaram muitos a fecharem as portas, infelizmente. No entanto, a maioria dos Comerciantes mostrou grande capacidade de resiliência, e se reinventaram, buscando novas formas de fazer negócios. As vendas on line e o delivery foram a “salvação” para muitos deles, que aproveitaram  a oportunidade para alavancar seu comércio.

Imagem/Secom-PMP
Imagem da Semana
Pronto Socorro passou por diversas intervenções para melhoria no atendimento prestado à população

17/07/2021

PS tem melhorias após intervenção

Após três meses de intervenção municipal e gestão da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, o Pronto Socorro passou por diversas melhorias com o objetivo de reorganizar e oferecer melhor atendimento à população. Atualmente, a unidade de urgência e emergência atende seis mil pacientes por mês, cerca de 200 pessoas diariamente. Desde o início da intervenção, foram mais de 19 mil atendimentos. Para atender a demanda, o Pronto Socorro conta com três médicos, sendo dois clínicos gerais e um pediatra, durante o dia. No período noturno, são escalados dois médicos clínicos gerais. Segundo a vice-prefeita, a médica Mirela Fink, a equipe médica do PS agora conta com médicos especialistas. “Hoje nós temos cirurgião vascular, otorrino, urologista e oftalmologista, em plantão de disponibilidade. Com isso, há a possibilidade da realização de duas cirurgias eletivas por semana, em cada uma dessas especialidades. Infelizmente por conta da pandemia de Covid-19, as cirurgias eletivas estão suspensas. Assim que tivermos uma situação mais tranquila, os procedimentos serão retomados”, afirmou.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Menores que estavam na clínica e denunciaram maus tratos foram levados para a DDM acompanhados do Conselho Tutelar

16/07/2021

Polícia descobre clínica clandestina

A Polícia Civil de Penápolis fechou, na quarta-feira (14) uma clínica de reabilitação que estaria funcionando de forma clandestina em uma chácara na zona rural de Penápolis. O estabelecimento estaria funcionando sem alvará da Prefeitura. Além disso, a polícia constatou que haviam mais de 30 pessoas vivendo no local em situação de maus-tratos, sendo, a maioria, pacientes dependentes químicos. Entre eles, também haviam adolescentes. Nenhum proprietário do local foi encontrado pela polícia, apesar de todo o processo ter sido acompanhado por um advogado representante da clínica. Mesmo assim, um casal foi qualificado no Boletim de Ocorrência e poderá ser indiciado por maus-tratos, tortura, sequestro e cárcere privado. Segundo o que foi divulgado pela delegada responsável pela ação, Thaísa da Silva Borges, equipes da Polícia Civil de Avanhandava foram ao local dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça local depois de denúncia de que haveria uma arma de fogo no local, que fica no condomínio de chácaras Moinho de Vento.

Imagem/Reprodução
Imagem da Semana
Alistamento militar foi prorrogado até o dia 31 de agosto para jovens qu completam 18 anos

15/07/2021

Alistamento militar é prorrogado

Os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 têm até o dia 31 de agosto para efetuar o alistamento militar. A inscrição pode ser feita de forma online no site www.alistamento.eb.mil.br ou de forma presencial na Junta de Serviço Militar. O prazo para o alistamento militar é até o dia 31 de agosto. O Alistamento Online poderá ser feito em um computador ou através do celular, onde cidadão poderá realizar seu alistamento militar ou regularizar sua situação. Basta acessar o seguinte endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br. Caso o jovem prefira realizar o alistamento de forma presencial, pode procurar a Junta Militar, localizada na rua Ramalho Franco, 340 – Centro. O horário de atendimento é das 07h às 11h. Em caso de dúvida, os jovens podem entrar em contato com a Junta Militar pelo telefone 3652-5627.

Imagem/Reprodução
Imagem da Semana
A escola Luiz Chrisóstomo, de Penápolis, já possui ensino integral, mas passará a integrar novo sistema do PEI

14/07/2021

Escolas terão ensino integral em 2022

Sete escolas pertencentes à Diretoria Regional de Ensino da região de Penápolis foram inclusas pelo Governo do Estado de São Paulo ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Com isso, estas escolas de Penápolis, Luiziânia, Barbosa, Braúna e Santópolis do Aguapeí, se juntam à outras 1.855 escolas em todo o Estado que serão atendidas pela iniciativa. Penápolis já possui outras escolas que já fazem parte da iniciativa. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 448 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

Imagem/Rafael Machi
Imagem da Semana
Perícia foi feita a pedido da defesa do Penápolis Shopping Center e autorizada pela Justiça no local onde ocorrer a queda de uma marquise em 2019

13/07/2021

Shopping onde marquise desabou recebe nova perícia

Peritos estiveram no Penápolis Shopping Center durante a tarde desta segunda-feira (12) para trabalhos de perícia no local onde uma marquise caiu e matou a jovem Késia Aquilino Cândido, de 18 anos, e feriu a fisioterapeuta Juliana Maria Garcia, de 38, em novembro de 2019. Os trabalhos de perícia teriam sido pedidos pela defesa próprio shopping e que foi concedido pela Justiça. O engenheiro civil Duarte Makino Matsumoto é quem foi nomeado pela Justiça para os trabalhos. Já por indicação da defesa do shopping, os trabalhos foram acompanhados por uma assistente técnica. Além disso, os trabalhos também foram acompanhados pelos advogados do shopping e da família, além de lojistas sócio proprietários.

Imagem/Divulgação
Imagem da Semana
Maphew é um dos personagens criados pelopenapolense para a história de seu livro

11/07/2021

Jovem penapolense lança livro juvenil

O penapolense Matheus Viana é mais uma das pessoas que conseguiu realizar o sonho da publicação de um livro. Formado em Engenharia Civil, ele tem 24 anos e é mestrando na área pela Unesp de Ilha Solteira e é pesquisador representante discente da pós-graduação de Engenharia Civil. Seu sonho de escrever livros começou cedo, em 2012, ainda no colegial. Após ser diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), encontrou, no livro, uma forma de conviver melhor com o problema, passando a receber grande incentivo para conviver com o universo literário. Foi nesta época em que ele passou a se aprofundar em livros do gênero de fantasia e a escrever suas próprias histórias. Após uma grande decepção sobre a dificuldade em publicar um livro no Brasil, foi através de um sonho que Matheus passou, novamente a se interessar pela ideia de ter seu próprio livro. “Uma noite tive um sonho que me deixou bastante intrigado e resolvi escrever sobro isso. Foi aí que comecei, novamente, a ter a ideia de publicar meu livro, algo que já vinha tentando realizar há algum tempo”, comentou.

© Copyright 2021 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade