Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2012

Venda de peixes aumenta na Semana Santa

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O comerciante kuru mostra pedaço de bacalhau, espécie de peixe bastante procurada na Semana Santa

DA REPORTAGEM

 

Com a aproximação da Semana Santa e com a tradição católica de consumir peixes durante o período da Quaresma, os comerciantes estão bastante otimistas com as vendas este ano. A comercialização de peixes é grande no mercado e a expectativa pela procura do produto aumenta muito com a proximidade da Semana Santa, a expectativa é que as vendas mantenham a mesma média do ano passado. O tradicional bacalhau é a espécie mais procurada. Segundo o comerciante Rogério Rossi, o conhecido o Kuru, os pescados se mantiveram com a mesma média de preços, o que deve motivar as vendas.

"Conseguimos manter os preços, e muitas pessoas já estão procurando para economizar na Semana Santa", comentou. "Estamos reforçando o estoque para garantir o produto para nossos clientes, esperamos boas vendas", explicou. Segundo ele, a preferência do penapolense é pela sardinha, merluza e o bacalhau. Para o encarregado Carlos Santos de Moraes, comer peixes com mais frequência na quaresma e na Semana Santa é tradição de sua família. "Comemos peixes toda quarta e sexta-feira, na Semana Santa todos os dias", comentou. Diferente daqueles que gostam de comprar o peixe pronto para ser cozido ou assado, nas peixarias, Carlos gosta de uma boa pescaria e o que pesca, é consumido pela família. "Aproveito para aliar uma das minhas paixões com a tradição de fé, então estou sempre pescando. Quando não consigo ir para o rio recorro às peixarias, que sempre nos oferecem produtos de boa qualidade", informou.

 

Cuidados

Para os consumidores que ainda não compraram o peixe e têm dúvidas sobre a qualidade e procedência dos mesmos, a Vigilância Sanitária e o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) reforçam as orientações sobre os cuidados ao comprar o produto. É importante observar características que indicam se o alimento está próprio para o consumo, garantindo a segurança alimentar. O pescado pode ser fresco, resfriado ou congelado. O fresco é aquele que se consome sem ter havido qualquer processo de conservação, somente o gelo. Resfriado o produto fica acondicionado em gelo a uma temperatura que varia de meio a dois graus negativos e, congelado é quando o pescado é mantido em câmara fria a 15 graus negativos. Vale ressaltar que uma vez descongelado o peixe não pode ser recolhido novamente a uma câmara fria. Para garantir a compra de um produto saudável, é importante observar características que os alimentos devem apresentar: Os peixes devem estar limpos, com olhos brilhantes e transparentes, guelras róseas e úmidas, ventre roliço, escamas brilhantes e bem aderentes à pele, carne firme, ânus fechado e cheiro específico. Com relação aos crustáceos, devem ter aspecto brilhante, úmido, corpo rígido, articulações resistentes, carapaça bem aderente ao corpo, olhos vivos e cheiro próprio.

O consumidor deve estar atento para os produtos impróprios para consumo; geralmente o pescado que estiver deformado ou com lesões, com coloração e cheiro anormais e em mau estado de conservação. A compra do pescado deve ser feita sempre em estabelecimentos devidamente autorizados e fiscalizados, que se encontram dentro das normas de exigência para comercialização.

 

Tradição

Na liturgia cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação. A data sempre cai em um domingo, mas as atividades começam na quinta-feira Santa, com a cerimônia do lava-pés. O rito revive a última ceia, quando Jesus, lavou os pés de seus apóstolos.

Na sexta-feira Santa, também conhecida como sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. É dia de sacrifícios para os católicos em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes. Mas comer peixe não significa só adotar a simplicidade, a espelho do que fez Jesus, o ato simboliza também uma penitência. Assim, não basta apenas comer frutos do mar, toda a refeição deve ser simples - além de ser à base de peixe - deve-se evitar quaisquer outros prazeres no dia. Na liturgia, a Via Sacra é encenada, revivendo-se os 14 momentos da Paixão de Cristo.

No Sábado de Aleluia, os católicos refletem sobre a morte de Jesus, e no domingo renovam suas esperanças celebrando a ressurreição de Cristo e a promessa da remissão dos pecados e da vida eterna. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade