Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2013

Vem Pra Rua Penápolis leva manifestantes ao centro

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Durante a passeata os manifestantes sentaram-se no chão e fizeram um minuto de silêncio

DA REPORTAGEM

Muitos penapolenses participaram de uma manifestação na manhã de ontem pelas ruas do centro da cidade, com objetivo de somar e apoiar as reivindicações que estão sendo feitas em cidades de todo o Brasil. Assim como o ato público que havia sido realizado na última terça-feira (18), a manifestação “Vem Pra Rua Penápolis” foi pacífica, não havendo o registro de nenhuma ocorrência. Todo o trajeto foi acompanhado pela Polícia Militar, que fechou ruas e garantiu a segurança dos participantes da caminhada realizada pelas principais ruas da cidade. A concentração iniciou às 10h00 na praça Dr. Carlos Sampaio Filho. Aos poucos as pessoas foram chegando com cartazes, bexigas, narizes de palhaço e apitos. Em pouco tempo, o barulho feito por gritos dos manifestantes e os apitos era grande, chamando a atenção de quem passava pela praça. Entre os participantes, se destacavam as “tribos” penapolenses. Muitos vestiam e se caracterizavam de acordo com seu estilo de vida. Foi grande a manifestação contra o preconceito ao homossexualismo, entre as formas de protestos estavam cartazes de repúdio ao Deputado Federal Marco Feliciano (PSC). Pessoas de diferentes idades também se misturavam, entre crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos, todos participando da mesma causa. Por volta das 11h00 o grupo, formado por cerca de 400 pessoas, segundo os organizadores do evento, tomou as ruas do centro. Eles desceram a Dr. Ramalho Franco gritando contra os impostos abusivos, corrupção e pedidos de mais atenção à saúde, educação e segurança. O trânsito ficou complicado, pois diversas ruas eram fechadas à medida que o grupo avançava. Mesmo com os problemas de tráfego, muitos motoristas que estavam próximos buzinavam para apoiar os manifestantes. Muitos munícipes que estavam no comércio também deram uma pausa em suas compras ou trabalho para observarem os gritos e cânticos dos participantes da caminhada. Para a atendente Joyce Cristina de Araújo, ver as pessoas juntas em prol dos direitos do brasileiro é muito gratificante. “Fico orgulhosa em ver isso, lamento por não poder participar por conta do trabalho, mas todos têm o meu apoio”, comentou. A passeata continuou pela rua São Francisco e avenida Rui Barbosa. No trajeto algumas pausas eram feitas e o Hino Nacional cantado.

Poder Público Municipal

Os manifestantes foram até a Prefeitura de Penápolis, onde um esquema de segurança na frente do prédio foi montado pela Polícia Militar para garantir que não houvesse ações de vandalismo. Assim que chegou, o grupo parou defronte ao prédio e os manifestantes gritavam pelas melhorias na saúde pública, apoio à juventude e respeito ao cidadão penapolense. Novamente o Hino Nacional foi cantado pelos participantes. Depois as pessoas foram até o prédio da Câmara Municipal para também manifestarem seus direitos junto aos vereadores. Diversos cartazes foram mostrados pelas pessoas pedindo melhorias na cidade. O momento foi aproveitado por cada um para reivindicar soluções para os problemas de seus bairros ou em diferentes segmentos públicos da cidade. O estudante Lucas Marques Garcia disse que sua reivindicação é em favor da criação de educação voltada para a juventude e empregos. “Todos sabemos que a cidade perde diversos jovens por ano porque estes vão em busca de oportunidades fora de Penápolis, eu mesmo tenho que procurar o curso de engenharia elétrica fora daqui, sem contar que provavelmente não trabalharei aqui também, pois infelizmente as oportunidades são muito restritas”, lamentou. Após mais de uma hora de caminhada, os manifestantes retornaram para a Praça Carlos Sampaio, e na rua Ramalho Franco, fizeram uma pausa quando todos os sentaram no chão. Na oportunidade foi feito um minuto de silêncio em apoio a manifestantes que morreram durante atos públicos no Brasil.

Encerramento

O ato público terminou na praça Carlos Sampaio, por volta das 12h30. Os manifestantes se aglomeraram defronte o coreto onde, mas uma vez cantaram o Hino Nacional para encerrar o evento. Assim que as atividades terminaram os participantes foram deixando aos poucos o local. Os organizadores ressaltaram a importância do manifesto realizado. “Vocês não estão fazendo isso por uma ou outra pessoa, mas por vocês e pelo nosso Brasil”, encerrou um dos manifestantes. Assim como na manifestação ocorrida durante a semana, o 1º Tenente PM Comandante do Pelotão de Penápolis, Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, disse que o evento foi pacífico e não houve a necessidade de intervenção direta da PM. “Todos os envolvidos participaram de forma pacífica, apenas em caminhada. Não tivemos nenhum problema em decorrência da manifestação, o que nos deixa contentes, já que realizamos apenas a escolta dos manifestantes, mantendo a segurança dos envolvidos e a ordem pública”, disse. Mesmo com toda a ação promovida ontem, ainda está sendo organizado um novo ato público para amanhã, segunda-feira (24). A ideia, que está sendo divulgada através das redes sociais, é organizar uma nova passeata pacífica que deve sair da Praça Carlos Sampaio Filho, às 20h00, e seguir até a Câmara Municipal, onde estará ocorrendo a última sessão antes do recesso do mês de julho. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade