Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/02/2015

TODOS CONTRA A DENGUE: Equipes prosseguem com nebulização e vistorias casa a casa

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Quatro equipes executam o trabalho de nebulização com inseticidas que elimina apenas o mosquito aedes aegypti adulto

Como uma das medidas de combate à dengue, a Prefeitura de Penápolis vem executando como rotina o trabalho de nebulização com inseticida em toda a cidade. Durante essa semana, 4 trios estão efetuando o serviço nos bairros Jardim Eldorado, Rosa Alberton e Jardim Pevi. Assim que finalizada essa região inteira, as equipes seguirão para outros bairros, que serão divulgados posteriormente.
A nebulização é uma medida que elimina apenas os mosquitos adultos, alados. A mesma é feita casa a casa com aparelhos costais UBV (Ultra Baixo Volume) e o veneno permanece no ar por 30 minutos. Segundo o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Vlademir Marangoni Filho, é necessário que as pessoas fiquem fora de casa durante a aplicação.
“Para a eficiência da ação as janelas e portas precisam estar totalmente abertas visando a penetração do inseticida. Os alimentos precisam ser cobertos e os animais protegidos”, explica ele. 
“Se na residência houver pessoas doentes ou acamadas, idosos e alérgicos, elas devem ser mantidas em um quarto com as portas e janelas fechadas por até 30 minutos após o final da aplicação”, orienta. 
Ele ainda informou que a aplicação elimina os mosquitos adultos que estão voando em um período de 20 a 30 minutos, tempo do efeito do inseticida. Portanto a nebulização não é garantia de eliminação total da dengue. 
“Mesmo após a aplicação do inseticida, os moradores não podem se descuidar pois para cada inseto adulto a estimativa é de 300 larvas no meio aquático. A eliminação dos criadouros é fundamental para o combate a dengue. As duas ações executadas em conjunto irão efetivamente eliminar o mosquito aedes aegypti”, ressaltou Vlademir Marangoni.

Vistoria
Os agentes de saneamento continuam a realizar as visitas em residências em busca de criadouros da dengue. Nos últimos dias, diversos imóveis desabitados foram vistoriados. 
Segundo a supervisora dos agentes de saneamento, Shirlei Gimenes Costa, nos locais fechados foram verificados, sendo feito o isolamento de vasos sanitários, vistoria em calhas e eliminação de criadouros.
“Encontramos focos de larvas até mesmo em carrocerias de caminhões. Fizemos a aplicação de detergente para evitar a proliferação das larvas e notificamos os proprietários dos veículos e carrocerias. Isso demonstra o quanto é séria a questão, e o quanto é necessário que toda a população colabore”, disse.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade