Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/06/2017

Times da região disputam etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

DA REDAÇÃO

Alunos de 151 equipes do Sesi-SP disputarão a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A terceira bateria de competições será realizada dia 21 de junho, no Centro de Atividades Sesi Belmiro Jesus, em Presidente Prudente, e terá a participação de sete equipes de escolas Sesi-SP das cidades de Araçatuba, Birigui, Guararapes, Mirandópolis, Andradina e de Penápolis.
As últimas provas da etapa serão realizadas em agosto. Então, as 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares seguirão para a final da Etapa Estadual, em São Bernardo do Campo, no mês de setembro.
Na competição os estudantes têm a missão de simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por no máximo quatro pessoas, estudantes do ensino médio. 
O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a Inteligência Artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram seu início em 1978 e atualmente são apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
A introdução da ciência e da tecnologia na rede Sesi-SP iniciou-se em 2008, no ensino fundamental II, para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica, que os colocam em contato com conceitos de engenharia e matemática e estimulam a pesquisa e o interesse pela ciência e tecnologia.

Datas da Etapa Regional:

10/6 – São Carlos (Ginásio do ICMC-USP – Rua dos Inconfidentes, 85)
- - -
14/6 – Avaré (Escola Sesi Israel Dias Novaes – Av. Governador Mario Covas, 600) 
- - -
21/6 – Pres. Prudente (Centro de Atividades Sesi Belmiro de Jesus – Av. Dr. Ibraim Nobre, 585)
- - -
11/8 – São Bernardo do Campo (Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972)
- - -
12/8 – São José do Rio Preto (UNORP – Rua Ipiranga, 3460)
- - -
12/8 – São José dos Campos (Instituto Alpha Lumem – Av. Olivo Gomes, 250)
- - -
19/8 – Campinas (COTUCA – Rua Jorge Figueiredo Correa, 735)

Fonte: A/I SESI-SP e SENAI-SP / FIESP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade