Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2016

TG de Penápolis celebra o Dia do Exército em ato Cívico

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
As atividades do Tiro de Guerra de Penápolis foi acompanhado por crianças, jovens e demais pessoas presentes na praça Carlos Sampaio Filho

DA REPORTAGEM

Para comemorar o Dia Do Exército Brasileiro, celebrado ontem (19), o Tiro de Guerra 02/027 de Penápolis realizou, durante a manhã, um ato cívico na Praça Dr. Calos Sampaio Filho. O trabalho, além de cultivar o patriotismo entre as pessoas e a cidadania, também teve o objetivo de mostrar um pouco dos valores do Exército e seus trabalhos realizados no dia-a-dia. A apresentação contou com a presença do Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Sub-tenente Gilberto Mareco Palermo, além dos ex e atual delegados da 22ª Delegacia de Serviço Militar de Penápolis, Capitão Geova e 1º Tenente José Amarildo Theodoro, respectivamente. Também estive presente representante do Corpo de Bombeiros, além de autoridades civis, como o Prefeito Célio de Oliveira (PSDB), Secretários Municipais e também da Câmara Municipal através do vereador Caíque Rossi (PSD).
Durante a apresentação, os atiradores do TG, em formação, realizaram a apresentação da Bandeira Nacional e entoaram o Hino Nacional Brasileiro, além de outras apresentações de formações dos atiradores e um “desfile militar” em torno da praça. Presentes também alunos de escolas da cidade e crianças do Lactário Dília Ribeiro. Para o Sub-tenente comandante do TG, a participação das crianças e jovens, e demais pessoas no ato cívico, é fundamental para manter viva a cidadania e o amor pela pátria brasileira. “A participação das crianças e dos jovens é muito importante, pois é a partir destes atos que despertamos o interesse pelo serviço militar e também pelas ações cívicas entre as pessoas. Poder contar com o incentivo dos pais é fundamental para que o jovem de amanhã seja um cidadão de bem”, ressaltou. Durante o  ato, o comandante do TG local, fez a leitura da Ordem do Dia, escrito pelo Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, onde se destacou a Batalha dos Guararapes: “a epopéia dos Guararapes, que hoje celebramos, amalgamou negros, brancos e índios, grupos étnicos matrizes de nosso povo, em torno do nascente sentimento de nacionalidade que os lançou, de armas em punho, a defender aquela terra que já identificavam e amavam como a sua Pátria”, proclamou Gilberto em leitura da Ordem.

Civismo
Gilberto explicou também que, acima de todas as instruções de combate e sobrevivência, o Exército possui um lado humanitário, que é possível ser visto em Penápolis. “Todos os anos o TG se envolve em atividades sociais de nossa cidade através de campanhas de alimentos para entidades e pessoas carentes, e para a Santa Casa, arrecadação de agasalhos e outros trabalhos que mostram que o Exército é, acima de tudo, um formador de cidadão de bem, que vai praticar o bem em prol de sua comunidade”, disse. Hoje o TG possui 50 atiradores que iniciam suas atividades diariamente às 05h50. Normalmente eles trabalham questões do exército como a Ordem Unida, armamento, munição e tiro, sistemas de comunicação entre outras. “São atividades feitas rigidamente com os atiradores e que muito contribui para montar a conduta de cada um deles, formando um cidadão de bem, compromissado com a sociedade e que poderá usar esta conduta em sua vida pessoal”, explicou. Para ele, é por causa das atividades de formação que o TG de Penápolis possui o prestígio diante das pessoas e o incentivo dos pais para que os filhos ingressem no serviço militar. “A preocupação do Exército é de pegar o jovem e devolvê-lo como um cidadão de bem e é isso que o TG faz; formamos o cidadão e o devolvemos para a comunidade, para que ela própria seja beneficiada com pessoas engajadas pelo bem comum”, enfatizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade