Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2019

Texto de aluna da Emef Mário Sabino vai à fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
A aluna da Emef Mário Sabino, Lara Poliany (ao centro), com a professora Cátia Rodrigues (esquerda) e a diretora da escola, Kátia Scardovelli

O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social realizam em 2019 a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A iniciativa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A aluna da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Mário Sabino, Lara Poliany do Nascimento Sousa, foi selecionada na fase municipal e agora concorrerá na fase estadual do concurso, após seleção do seu texto na categoria Poema.
A olimpíada faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro, do Governo Federal. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local. 
O poema da aluna Lara, intitulado “Córrego de Memórias e Versos”, que teve supervisão da professora Cátia Rodrigues da Silva, foi selecionado no último dia 04, após análise da Comissão Julgadora Municipal. A comissão foi comandada no município pela Coordenadora Pedagógica Geral do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, professora Evelyn Lemes Serafim Friolli. 
A Comissão Julgadora Municipal foi formada por representantes das redes municipal e estadual, além de representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da língua portuguesa e da área do audiovisual, entre eles os professores Reginaldo Inocenti, Vanessa Zordan e Ilza Pedro de Melo, além do publicitário Thiago Tonello e da publicitária e jornalista Mariangela Sampaio.
De acordo com o cronograma da Olimpíada, a etapa municipal foi finalizada em 09 de setembro. Já a etapa estadual do concurso ocorrerá no período de 26 de setembro a 11 de outubro. Logo após vêm as etapas regional (de 23 de outubro a 19 de novembro) e nacional (dia 28 de novembro).

Categorias e Selecionados
Ao todo a Olimpíada tem cinco categorias, entre elas Poema, o qual pertence o texto da aluna da rede municipal, além de Memórias Literárias, Documentário, Crônica e Artigo de Opinião.
Outros dois trabalhos também foram selecionados pela Comissão Julgadora Municipal e vão concorrer na fase estadual. 
Um deles, “Lembrança de uma infância”, foi escrito pela aluna Stephany de Oliveira Cabrini, da escola estadual Profª Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira. O mesmo concorre na nova fase pela categoria Memórias Literárias. A produção do texto foi acompanhada pelo professor Carlito Ferreira de Amorim.
O último trabalho selecionado foi pela categoria Documentário, com o título “Luz e Encanto”. O documentário foi também inscrito pela escola estadual Profª Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira, e executado através das alunas Nathalia Gomes Lopes, Hania Isabelle Nogueira Marques e Bianca Maria Rangel Puttini. Da mesma forma, a supervisão é do professor Carlito Ferreira de Amorim.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade