Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/05/2009

Sustentabilidade: Penápolis participa de Fórum de Desenvolvimento

Nos últimos dias 23 e 24 de abril aconteceu no Teatro Thathi COC, em Araçatuba/SP, o I Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável. O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos (PT) participou do evento, juntamente com secretários municipais. Na oportunidade, além de manter contatos com diversas autoridades, João Luís também teve acesso a informações importantes que vem colaborar na busca de melhorias para o município, principalmente no que diz a recursos e projetos de desenvolvimento econômico. Acompanhando o prefeito no fórum regional estiveram o secretário municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, Durval Correia Leite Neto, o “Tuca”; o secretário municipal de Saúde, Arthur Andreata; e o procurador jurídico Paulo Barroso.
No primeiro dia do evento, que foi promovido pela prefeitura de Araçatuba e contou com a presença de representantes de todos os municípios da região, foram realizadas diversas palestras abordando temas como Desenvolvimento Local e Regional, Impacto das Políticas Públicas do Governo Federal na Economia dos Municípios, Consórcios Municipais. Já no segundo dia de atividades as mesas temáticas enfocaram as Linhas de Financiamento do BNDES para o Poder Público, Economia Solidária, Microempreendedor Individual, Medidas contra a Crise e Previdência Social. Todos os temas discutidos foram coordenados por representantes de órgãos do Governo Federal, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e universidades paulistas.

Voz dos municípios
Segundo comentou o secretário de Desenvolvimento Trabalho e Turismo de Penápolis, o fórum foi extremamente proveitoso, já que além de trazer debates e novos conhecimentos serviu também para ouvir dos representantes do Governo Federal a garantia de que a União tem como meta ouvir mais os municípios. “O Governo entende que é nos municípios que tudo acontece, onde os impactos de medidas são mais sentidos e onde afloram as consequências de qualquer ação de cima para baixo”, relatou.
“A partir de agora todas as decisões relacionadas às políticas públicas serão tomadas somente após ouvir os municípios, visando atender às necessidades dos mesmos”, acrescentou Tuca. O secretário comentou ainda que o evento promoveu a oportunidade de desenvolvimento de uma consciência coletiva entre os municípios participantes. “Todos entenderam que não basta trabalhar sozinho, buscando apenas o desenvolvimento de um município. O que funciona é o desenvolvimento coletivo, onde toda uma região é beneficiada. Somos a segunda região mais pobre do Estado de São Paulo, e por isso compreendemos que não se trata de cidades mais ou menos ricas. Trata-se de uma região, portanto quanto mais esta for beneficiada, mais o grupo de municípios que a formam tem condições de crescer”, argumentou ele. E continuou: “Prova de sucesso desta união são os consórcios, muito defendidos pelos palestrantes como solução de sucesso para os municípios. O exemplo de Penápolis foi inclusive citado no evento, já que somos das poucas cidades do Estado e até mesmo do país que possui três consórcios, sendo o de Saúde, o de Informática e o do Ribeirão Lajeado”. O secretário de Desenvolvimento finalizou dizendo que Penápolis assinou, ao final do fórum, uma Carta de Intenções que compromete os municípios a trabalharem por políticas públicas regionais, efetivando assim os preceitos discutidos na ocasião. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade