Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/01/2007

SP produz veneno artificial de cobra em laboratório

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de dar o passo decisivo para um feito inédito: produzir em laboratório, artificialmente, o veneno da jararaca, uma das espécies de cobras mais comuns do Brasil. A nova técnica dispensa a necessidade de extrair o veneno da própria serpente.

Foram cinco anos de pesquisa no Instituto Butantan, órgão da Secretaria. Os profissionais do Butantan desenvolveram uma metodologia que possibilita o cultivo da célula secretora do veneno da jararaca, tudo em laboratório. Atualmente, para a extração da substância, é necessário pegar o animal com as mãos e apertar as glândulas. Um trabalho que, além de perigoso, por vezes rende apenas uma gota do veneno. Com a nova técnica será possível produzir veneno em grandes quantidades, auxiliando na produção de soro, bioprospecção e na pesquisa para desenvolvimento de novos medicamentos. O impacto ambiental também será positivo, já que a produção in vitro evitaria a necessidade de criar serpentes em cativeiro. As cobras utilizadas hoje para extração de veneno não podem ser devolvidas à natureza.

A experiência desenvolvida no Butantan com jararaca poderá ser realizada com qualquer outra cobra, o que tornará possível a produção artificial de veneno até com as espécies mais raras. O próximo passo será padronizar uma cultura de células secretoras e “imortalizá-las”, ou seja, fazer com que se reproduzam indefinidamente, o que tornará possível a obtenção de veneno em larga escala, com a mesma qualidade da substância extraída pelo método convencional.

“Será uma grande conquista na área da ciência. A nova metodologia permite ampliar o trabalho de pesquisa e certamente contribuirá para reduzir a mortalidade das espécies de cobras, muitas delas ameaçadas de extinção”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Otávio Mercadante. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade