Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/05/2009

Sindicato Rural de Penápolis completa 41 anos

Detalhes Notícia

O Sindicato Rural de Penápolis comemorou 41 anos de fundação na última quinta-feira, 30 de abril. A festa de comemoração contou com várias autoridades, dentre elas o chefe de gabinete do sistema Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e diretor da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Tirso de Sales Meirelles. Tirso Meirelles, liderança ruralista das mais destacadas e que muito tem contribuído com as ações do Sindicato Rural, recebeu o título de Hospede Oficial das mãos do vice-prefeito de Penápolis, Ricardo Rodrigues Castilho (PV), ex-advogado e sócio-fundador do sindicato. Durante a cerimônia dos 41 anos, dois associados receberam o título de Produtores do Ano. A associada Engrácia Greco Gabriel, 81 anos, foi homenageada como Produtora do Ano pelo exemplo de mãe e incansáveis dias de sua vida dedicados com trabalho. Ela nasceu em Penápolis, sempre residindo no Saltinho do Sessenta. Engrácia é associada do sindicato desde 20 de setembro de 1999, mãe de Ismael, José Maurício, Alice e Darcy. Viúva há 32 anos de Honório Gabriel, tem quatro netos e dois bisnetos. Mereceu destaque por não deixar as atividades do campo mesmo com o avanço da idade. É retireira desde os 7 anos. O Produtor do Ano foi Antonio Zago, 76 anos, natural de Braúna e hoje morador em Jatobá, distrito de Alto Alegre. Casado com Iolanda Ronqui é pai de Aparecida Zago e Fátima Ivanira. Associado desde 28 de novembro de 1979, mantém diariamente a rotina de levantar às 5h para tirar leite, capinar, gradear a terra e passar veneno na plantação. O presidente do Sindicato Rural, João Antonio Castilho, enalteceu os esforços e união de sua diretoria e funcionários, e entregou em mãos a Tirso Meirelles, documento pedindo contribuição na aquisição de um ambulatório médico dentário para a zona rural da extensão de base da entidade que conta com sete municípios, e sobre medidas que alterem regras para inserção de produtores no Programa Pró-Trator. “Já temos o apoio de todos os prefeitos em fornecer os profissionais, só nos falta o ambulatório e equipamentos”, reforçou. João Castilho, diante autoridades levantou mais uma vez sua preocupação com o homem do campo, principalmente o pequeno produtor, isolado entre canaviais, sendo vítimas de marginais, tendo gado abatido e bens furtados, além de constrangimentos quando rendidos e agredidos durante assaltos.

PREOCUPAÇÃO
Tirso Meirelles mostrou-se preocupado com a agricultura paulista, pois os governos estadual e federal não possuem uma política agrícola definida, e muitas dimensões de produtores caminham desamparadas de assistência. “São os produtores os maiores financiadores de nossa economia, é preciso ações emergentes.” Ele lembrou reunião com o alto comando da Polícia Militar em São Paulo, onde esteve acompanhado com seu pai, Fábio de Salles Meirelles, presidente da Faesp e da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). “Cobramos e estamos estudando a viabilização novamente da Patrulha Rural, com auxilio da Polícia Ambiental.”

AÇÕES
João Castilho prestou aos presentes que desde 1993 até 2008 foram realizadas 654 formações, atividades sociais, culturais e de cidadania na zona rural em convênio com o Senar/SP. Dentre elas quatro Cavalgadas Franciscanas e sete Cirandas do Esporte e Lazer Rural. Ações estas que somam 21.942 trabalhadores e produtores atingidos.

AUTORIDADES
Participaram da cerimônia o delegado de polícia do município de Penápolis, Mauro Gabriel; o juiz Marcelo de Freitas Brito; prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos; presidente da Câmara de Vereadores de Penápolis, Célio José de Oliveira; o 2º tenente PM Flávio Augusto Bachiega Zambrosi; e o presidente do Sindicato Rural de Araçatuba, Alfredo Ferreira Neves Filho. (Assessoria de Imprensa/SIRP)

Foto: A associada Engrácia Greco Gabriel, 81 anos, foi homenageada como Produtora do Ano

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade