Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/10/2017

Setembro: Penápolis obtém saldo negativo na geração de empregos

imagem/arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
O fechamento do Supermercado Extra, influenciou de forma significativa no saldo negativo de empregos

DA REPORTAGEM

 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ligado ao Ministério do Trabalho divulgou nesta semana que a cidade de Penápolis fechou o mês de setembro com um saldo negativo na geração de empregos. No geral, foram menos quatro, resultado de 424 admissões feitas em carteira assinada contra 428 demissões registradas, de acordo com o levantamento mensal apresentado pelo Caged. O número obtido referente ao mês de setembro foi menor do que em agosto, que teve um saldo positivo de 12 empregos.

A geração de novos postos de trabalho em setembro deste ano foi menor do que os números obtidos no mesmo período de 2016, já que naquele ano o saldo havia sido positivo em 46 novos empregos gerados no município.

Analisando os números do Caged, é possível apontar que o fechamento do Supermercado Extra de Penápolis, pode ter sido o fator que mais influenciou no resultado.  Entre os setores de repositor de mercadorias e operador de caixa, foram 29 vagas fechadas. O setor do operador de caixa esteve entre as três ocupações que mais desligaram naquele mês. Foram 27, contra 16 contratações, totalizando 11 vagas fechadas. Os setores do tratorista agrícola e do vendedor o comércio varejista também contribuíram para o saldo negativo, com 22 e 12 vagas fechadas respectivamente. Inaugurado em abril de 2015, o Extra Supermercado de Penápolis permaneceu em atividade por pouco mais de dois anos, fechado suas portas no último mês de setembro. O fato chegou a ser noticiado pelo DIÁRIO e, na época, o Grupo Pão de Açúcar informou que realizou estudo de viabilidade econômica da unidade e optou pelo encerramento das atividades da loja.

 

Positivo

Penápolis também teve seus setores que geraram empregos na cidade. O setor do alimentador de linha de produção é um deles, gerando, em setembro, 26 novas vagas, já que foram 59 admissões contra apenas 33 desligamentos. Melhor ainda foi o setor do costureiro em máquina de confecção em série, que teve um saldo positivo de 11 novas vagas. A particularidade ficou ao fato de que o setor apenas contratou em setembro e nenhuma demissão foi realizada. O setor do trabalhador volante da agricultura também contribui na área dos melhores saldos. Foram nove contratações formais contra apenas duas demissões, resultando no saldo positivo de sete novas contratações.

 

Expectativa

Da mesma forma com que o Supermercado Extra contribuiu para o saldo negativo de empregos em Penápolis, existe grande expectativa do setor com o anúncio feito pelo Penápolis Garden Shopping sobre a vinda do Supermercado Kawakami, que deve absorver boa parte da mão de obra demitida anteriormente.

O novo empreendimento ocupará o mesmo espaço onde ficava o Extra, mas ainda não foi divulgada data para a inauguração, pois o espaço está sendo reformulado e adequado. A loja de Penápolis será a 8ª de uma rede que se iniciou na cidade de Marília, onde possui duas lojas, duas em Tupã, uma em Bastos, uma em Paraguaçu Paulista e uma em Lins que será inaugurada ainda neste ano. “Toda a equipe de novos projetos já está trabalhando para que no mais curto espaço de tempo, possamos inaugurar uma loja moderna e confortável, trazendo serviços e atendimento de qualidade, mix de produtos diversificados e preço justo para toda a população.”, enfatizou a empresa através de nota enviada à imprensa durante o anúncio da nova unidade.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade