Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/09/2017

Selj e Sesc promovem palestra sobre prevenção de quedas com idosos

A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude de Penápolis (Selj) e o Sesc-Birigui promovem na próxima terça-feira, 19, a partir das 09h, uma palestra sobre prevenção de quedas com idosos. O evento está marcado para ocorrer no CEU das Artes de Penápolis (rua Manoel Foz 515, bairro Aparecida). A participação na palestra é gratuita. 
A palestrante do evento será a instrutora de atividades físicas do Sesc-Birigui, Fabiana Chioderoli Milani. Intitulada “Um Passo de Cada Vez - Não Caia em Armadilhas”, a explanação é voltada ao estímulo e a reflexão preventiva, além da observância das causas e consequências das quedas nos idosos. A iniciativa ainda prevê o desenvolvimento de alguns exercícios voltados à melhoria do equilíbrio e qualidade de vida. 

Comum
Segundo o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, professor Paulo Henrique Sanchez, a queda é um dos problemas mais comuns entre os idosos. 
“Muitas vezes, provocam fraturas com consequências graves para a qualidade de vida e a saúde, como imobilidade, dependência, além do alto índice de mortalidade pós-cirúrgico”, disse. 
O SUS (Sistema Único de Saúde) gasta a cada ano mais de R$ 51 milhões com o tratamento de fraturas decorrentes de queda, e R$ 24,77 milhões com medicamentos para tratamento da osteoporose, doença que atinge principalmente mulheres na pós–menopausa, caracterizada pela fragilidade dos ossos.  
Os casos mais graves de fraturas podem levar à morte, principalmente do fêmur. As estatísticas comprovam a gravidade do problema. Mais de 30% dos idosos que fraturaram o fêmur morrem em um ano. 
“Além disso, o indivíduo que passou por uma cirurgia decorrente de queda pode ter complicações como tromboembolismo pulmonar, que é o bloqueio da artéria pulmonar, broncopneumonia, risco cardíaco e infecções de maneira geral”, alertou. 
“A queda com fratura muda a qualidade de vida, muitas vezes é um divisor de águas, o que leva o idoso a ter outra doença e se tornar dependente”, revelou o secretário.  

Causas
As causas da queda podem estar relacionadas ao ambiente externo – calçada inadequada, iluminação, tapetes, localização dos móveis – ou ao próprio paciente, que possivelmente esteja frágil em algum aspecto – com alterações sensitivas (visual, audição, tato, equilíbrio), perda de força muscular ou alterações cardíacas e vasculares graves. 
Existem também as causas secundárias, como o uso de medicações que podem alterar a pressão arterial e provocar tontura. 
“Por todas estas causas de quedas que provocam muitos transtornos, é que a palestra se torna ainda mais importante, já que todos os participantes receberão informações importantes para minimizar o problema”, finalizou o secretário de Esporte.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade