Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/12/2013

Secretaria de Trânsito orienta a população sobre uso de Moto Box

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Para que a população se conscientize da importância do uso adequado do Moto Box, panfletos serão distribuídos nos próximos dias orientando sobre o assunto

Implantada no início do segundo semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana de Penápolis tem efetuado nos últimos meses uma série de ações com objetivo de melhorar a fluidez e a segurança do trânsito da cidade, como a instalação de novos semáforos, pintura da sinalização de solo, instalação de placas, entre outras. Uma das novidades é a sinalização horizontal denominada Moto Box. Trata-se de uma faixa de retenção para motos e bicicletas entre a faixa de pedestre e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo, aguardando se abrir.

De acordo com o titular da pasta, o Coronel Daniel Rodrigueiro, para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a secretaria está testando esta nova sinalização de solo. "A pintura horizontal que delimita uma área exclusiva se justifica em função de que os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes mais vulneráveis a acidentes de trânsito", observa ele.

"Nosso objetivo é proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com carros, camionetes e caminhões no momento da largada no verde do semáforo. Também temos como meta aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia", comentou o Coronel.

Ele lembrou ainda que a medida visa dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres, e diminuir assim o número de acidentes. "Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito penapolense, mas já vem sendo usada com êxito em grandes cidades como São Paulo, Barcelona e Madri", disse.

"Para que a população se conscientize da importância do uso adequado do Moto Box, estamos programando a confecção e distribuição de panfletos de orientação, que nos próximos dias estarão sendo distribuídos".

 

Pesquisa de percepção

Segundo Rodrigueiro, a Secretaria Municipal de Trânsito está analisando o comportamento dos usuários para saber se eles estão se adaptando bem à novidade.

"Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização", comentou.

"Isso é natural neste primeiro momento, até que todos se acostumem com o projeto. A intenção da secretaria é expandir o bolsão para outros pontos da cidade, onde há grande concentração veicular, bem como de motos e ciclistas", completa o secretário.

"Como já mencionado, trata-se de um trabalho piloto na área de Segurança Viária, portanto, estamos fazendo um trabalho educativo, orientando a todos. Pedimos a atenção e colaboração da população para que nosso trânsito possa, a cada dia, melhorar mais", concluiu Daniel.

 

Semáforo no Big Mart

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana colocou em funcionamento ontem à tarde, por volta das 16h, o semáforo da avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, cruzamento com a rua Antonieta Vilela Ferreira (em frente ao supermercado Big Mart I).

O mecanismo foi instalado no último sábado, 14, e permaneceu até a tarde de ontem com a luz amarela piscante, como forma de alerta aos motoristas que trafegavam pelo local.

A medida foi efetivada após estudos da Secretaria e muitas reivindicações da comunidade. "Sabemos que ainda existem pontos críticos a serem melhorados em que a população reivindica a instalação de semáforos, entretanto afirmamos que aos poucos estaremos dando resolução a todos estes problemas. É neste sentido que vamos continuar trabalhando, promovendo uma melhoria crescente e progressiva".

"Pedimos aos motoristas e pedestres que ficam atentos à novidade, respeite e colaborem para que nosso trânsito seja cada vez mais ordenado e seguro", pediu Daniel Rodrigueiro. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade