Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/08/2012

Secretaria de Saúde disponibiliza Cartão do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde continua disponibilizando para o cidadão penapolense o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que possibilita o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). O cartão deve ser feito por todas as pessoas, sem restrição de idade, desde crianças, jovens, adultos e idosos. Quem ainda não providenciou o seu,  deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde o quanto antes.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Sidney Marques, esse documento, válido em todo território nacional, serve para praticamente todos os atendimentos da rede pública de saúde e também deve ser feito pelas pessoas que possuem plano de saúde privado.
Ele atende a Portaria do Ministério da Saúde que regulamenta o Cartão Nacional de Saúde, sendo um sistema de informação de base nacional que permite a identificação dos usuários, das ações e serviços de saúde. Cada pessoa terá um número único válido em todo o território nacional. O CNS é considerado uma espécie de identidade exigido para os procedimentos apenas na área da saúde.
“Sempre que a pessoa for procurar uma unidade de saúde para atendimento, será obrigatório levar o Cartão Nacional de Saúde para identificação do paciente. Portanto, qualquer pessoa que precisar passar pelos postinhos de saúde, Pronto Socorro, Clínica de Especialidade, Santa Casa e demais unidades de saúde, devem levar o seu CNS”, explicou o secretário.
A secretaria informa ainda que a maior parte da população penapolense já possui o Cartão Nacional do Saúde, devendo as pessoas que ainda não fizeram seu cadastramento agilizar sua confecção. “Como tenho afirmado em outras oportunidades, nunca se sabe quando ficaremos doente e quando isso acontecer, será importante ter em mãos o cartão para ser prontamente atendido”, comentou o secretário Sidney Marques.

O que é
O Cartão Nacional de Saúde é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.
O objetivo é organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários e dotar a rede de atendimento do SUS de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde. Ele vai fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

Onde pedir
O Cartão Nacional de Saúde é feito gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, que fica no piso térreo da Prefeitura de Penápolis (Av. Marginal Maria Chica, 1.400). Para fazer o cartão, a pessoa deve levar os seguintes documentos: RG, CPF e um comprovante de residência. No caso de menores de idade (sem RG e CPF), o responsável deverá levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.
As pessoas que já fizeram o cartão e por algum motivo perderam, a Secretaria de Saúde providencia uma segunda via, sendo também necessário levar os documentos citados.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade