Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/03/2012

Secretaria da Saúde mobiliza comunidade na Semana Estadual de Combate à Dengue

Penápolis participará das atividades da Semana Estadual de Mobilização e Combate à Dengue, no período de 26 a 30 de março. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde ganhou a adesão da Prefeitura de Penápolis e demais órgãos da sociedade envolvidos na luta contra a doença. Para tanto foram programadas diversas ações junto à comunidade. O lançamento da Semana de Combate à Dengue em Penápolis ocorre hoje, 24, durante o evento "Farmacêutico na Praça", marcado para ocorrer no pátio do Santuário Dão Francisco de Assis, das 08h30 às 13h.

"Aproveitando a movimentação do público, nós da equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal faremos um pedágio em frente ao Santuário. Neste pedágio daremos orientações e distribuiremos panfletos explicativos a todos os motoristas que passarem pelo local", informou a encarregada da Vigilância, Lucimari Domingues Oliveira.

Na próxima semana, a partir de segunda-feira, serão realizadas palestras em escolas e empresas. Ainda em parceria com estas instituições, a equipe da Vigilância fará passeatas pelas ruas centrais e dos bairros, panfletagem, exposições audiovisuais sobre o tema, confecção de cartazes, mutirões de limpeza e arrastões para retirada de criadouros das residências.

"Também estaremos visitando os órgãos de imprensa e participando de entrevistas para divulgar a mensagem de combate à dengue", acrescentou Lucimari.

A encarregada disse ainda que o Tiro de Guerra 02-027 estará colaborando com a limpeza do seu estande de tiros e limpeza das margens do Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento do município. Nas unidades básicas de saúde os enfermeiros e agentes de saúde farão um trabalho educativo com os pacientes que estiverem nas salas de espera, por meio de palestras e exibição de filmes.

Algumas empresas da cidade já procuraram a Vigilância Epidemiológica e agendaram palestras e outros trabalhos coletivos com seus funcionários, entre elas a Unifardas, Retesp, Midori Atlântica, Klin, Emurpe e Canta Claro. Outras empresas que desejarem podem manter contato e agendar ações de conscientização com a parceria da equipe de saúde: 3653-5242. Até a presente data Penápolis conta com 47 casos notificados de dengue, e deste total, 07 foram confirmados. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o fato de que o Vírus Tipo 4 da doença já foi registrado em cidades da região. Isso é considerado preocupante, já que Penápolis tem índice grande de infestação do mosquito transmissor, de acordo com o Lira (Levantamento de Índice Rápido) efetuado no mês passado. Portanto os cuidados devem ser redobrados.

"A população precisa colaborar. Sem isso, o poder público não conseguirá evitar uma epidemia", comentou Lucimari. "Além disso é preciso procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação médica caso venha a surgir algum sintoma como febre, dor generalizada no corpo, dor nos olhos, manchas na pele, vômito e dores abdominais", completou ela. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade