Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/03/2011

Secretário da Educação e Rede discutem sobre caminhos e rumos da educação pública paulista

No último dia 25 de fevereiro, o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald e sua equipe, foram recebidos por 600 profissionais da educação da rede pública para conhecimento dos anseios dos diferentes segmentos de servidores da educação. O encontro foi realizado no auditório da UNIP em Araçatuba e contou com representantes de supervisores de ensino, diretores de escola, professores, professores coordenadores das escolas e das oficinas pedagógicas, além de funcionários das 07 diretorias que compõem o Pólo I: Penápolis, Birigui, Araçatuba, Andradina, Votuporanga, Jales e Fernandópolis.

O encontro faz parte de uma série de reuniões que o secretário, Herman, realizará com toda a rede em todas as regiões do Estado. "Sabemos que é uma missão praticamente impossível falar com todos os servidores da rede, mas temos o compromisso de visitar todos os pólos do Estado e ouvir o maior número possível de educadores. A diretriz dessa gestão é envolver as pessoas e consolidar democraticamente a política educacional no Estado. Educação é isso: traçar uma estratégia, dialogar e trabalhar coletivamente para chegar aos objetivos traçados", destacou o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald. O objetivo principal dos encontros é que os profissionais que compõem a rede paulista apontem os projetos e ações que favorecem a prática pedagógica e profissional, elementos dificultadores e sugestões para que haja uma efetiva melhora na educação da rede pública do Estado de São Paulo. No encontro um representante de cada segmento apresentou ao Secretário a sua visão da rede e das condições de trabalho. Foi realizada uma reunião prévia no dia 18/02, onde cada segmento reuniu-se separadamente em quatro diretorias regionais de ensino para a discussão e a elaboração de suas reivindicações.

 

Encontro

No encontro com o Secretário da Educação os temas mais destacados foram: a progressão continuada, a prova de mérito, bônus, reforço e recuperação de alunos e principalmente, reposição das perdas salariais e a urgência de um novo plano de carreira para cada segmento. Neste encontro, a Secretaria Estadual da Educação através do Secretário Adjunto, João Cardoso Palma, pontuou alguns temas e sinalizou a possibilidade de mudanças significativas na educação paulista. Disse, ainda, que as propostas, inclusive, as apontadas nesse encontro já estão em discussão. Mas que tanto ele quanto o secretário entende que de imediato é necessário valorizar o profissional da educação e para isso é necessário um plano de carreira e salários mais atraentes, até porque, se continuar do jeito que está em breve não teremos mais professores, já que os jovens não se interessam pela carreira docente, em virtude dos baixos salários. Quanto à reorganização dos ciclos e a progressão continuada, reconheceu que é necessário alterar o atual modelo de forma a permitir que os alunos aprendam os conteúdos sem sofrer defasagem de ensino. Para isso, é fundamental a avaliação contínua e a recuperação constante por meio de reforço durante o ano letivo, também, num formato diferencia do modelo atual. "A questão da avaliação é mais importante que os ciclos, sejam eles quais forem. Diagnosticar e permitir um modelo de recuperação contínua dos conteúdos que o aluno não adquiriu no decorrer do ano é a maneira correta de garantir a formação o que sem dúvida é um desafio imenso em uma rede tão grande quanto a do Estado de São Paulo", disse o Secretário Adjunto de Educação. Com a reorganização, ao final de cada bimestre será realizada uma avaliação do aprendizado conduzida pela própria escola, com orientação da equipe de Supervisão da Diretoria de Ensino. Aos alunos com defasagem no aprendizado, serão obrigatoriamente oferecidos estudos de recuperação, a serem estruturados de acordo com as condições de cada escola.

A recuperação pode ocorrer no contra-turno escolar nas unidades de ensino em que houver salas disponíveis. Nas escolas sem disponibilidade de espaço, elas poderão ocorrer em períodos previamente agendados. Uma das propostas prevê, para estes casos, uma pausa no ciclo regular de aulas (que pode ser de uma semana) para que os alunos com dificuldade de aprendizado realizem as aulas de recuperação dos conteúdos. Neste caso, aos alunos que tiverem desempenho adequado serão oferecidas oportunidades de diversificação curricular. "Alguns dos pontos críticos no processo de recuperação do aprendizado dos alunos em defasagem é exatamente a falta de espaço físico, assim como a mobilidade de corpo docente, que devem ser solucionados com a implantação do modelo sugerido", acredita. Quanto ao reforço escolar vê-se a possibilidade da criação de escolas-pólos para atividades de reforço escolar, que receberiam alunos de escolas vizinhas. Para isto, seria oferecido também o transporte escolar. "São todas ideias que queremos discutir, democraticamente, em reuniões em todo o estado, até encontrarmos o melhor modelo para aperfeiçoar a progressão continuada", diz o secretário adjunto. "A proposta pedagógica de cada escola poderá criar outros mecanismos para oferta de estudos de recuperação. O importante é que eles aconteçam". O Secretário Herman Voorwald, disse que já autorizou a retirada das faltas relativas à greve de 2010 dos professores, desde que tenham feita a reposição, o que foi comemorado pelos professores presentes no evento. "Não tem sentido a não retirada, já que as aulas já foram repostas" completou o secretário. Segundo o professor João da Silva Barbosa, Dirigente Regional de Ensino de Penápolis os profissionais da educação da Diretoria de Ensino – Região de Penápolis julgaram excelente a realização do evento. Em muitos anos essa foi a primeira vez que um Secretário de Educação desceu até as bases para de forma aberta, cordial e envolvente, ouvir os representantes daqueles que fazem a educação acontecer. Todos ficaram com esperanças e acreditam que o Prof. Herman Voorwald poderá a partir das sugestões de todos os seguimentos (funcionários, professores, professores coordenadores das unidades escolares e das oficinas pedagógicas, diretores e supervisores de ensino) fazer acontecer um momento novo na educação paulista. O Secretário afirmou que para ele o princípio número um de sua atuação é a valorização do ser humano e que sem motivação ninguém pode apresentar resultados de qualidade. (A/I)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade