Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/11/2015

SAMAR: Representantes de Araçatuba visitaram o Daep

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os representantes da Samar de Araçatuba conheceram o sistema de tratamento de esgoto e os trabalhos de desassoreamento das lagoas

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu, na última semana, a visita de representantes da Samar - Soluções Ambientais de Araçatuba. O objetivo foi conhecer o Sistema de Desidratação de Lodo da ETA (Estação de Tratamento de Água) e o processo de desassoreamento das lagoas de tratamento.
Participaram da visita, o técnico em meio ambiente da Samar, Marinelson Palhas Filho, e a coordenadora de produção, Cristina G. Pazzini. Na oportunidade, eles conheceram o sistema de desidratação do lodo da ETA. 
Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o objetivo é melhorar a solução para os rejeitos e decantadores, em conformidade com as normas e dispositivos legais pertinentes, além de eliminar a perda de água que ocorria com a lavagem tanto dos filtros como dos decantadores. 
“Os representantes da empresa puderam observar que o processo inicia-se com a lavagem dos filtros. Essa água vai para um tanque de equalização que através de uma bomba retorna ao inicio do sistema. Desta forma, é feito o reaproveitamento da água, evitando desperdícios”, explica.
“Após o processo de tratamento de alguns dias, o lodo seca e é retirado pelos servidores manualmente e encaminhado para disposição final no aterro sanitário. Antes desse processo implantado, a água da lavagem dos filtros retornava para o córrego Santa Terezinha com todos os produtos aplicados no tratamento da água”.
No sistema de tratamento de esgoto, os representantes conheceram o processo de desassoreamento da lagoa e a execução dos serviços. A melhoria é executada pelos servidores do Daep, com o objetivo aperfeiçoar a eficiência do tratamento dos esgotos exigida pelos órgãos ambientais. “Com estes processos de modernização do sistema, o município cumpre mais uma vez a sua responsabilidade com relação à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente”, destaca a presidente. Segundo os representantes da Samar, a visita foi bastante produtiva. “As visitas de profissionais de outras cidades são extremamente importantes para compartilhar experiências e conhecimento, replicando as boas ações em outros municípios”, conclui Sílvia.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade