Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/08/2011

Saúde faz manejo ambiental contra leishmaniose

A equipe do Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Penápolis iniciou ontem, 08, uma operação de manejo ambiental para retirada de criadouros do popular “mosquito palha”, transmissor da leishmaniose. Este trabalho é realizado em razão do surgimento de um caso de leishmaniose humana no bairro Jardim Eldorado. Um homem, morador da rua Euclides Garcia do Nascimento, teve a doença confirmada por exames, porém já passou por atendimento médico e se encontra em sua casa, totalmente recuperado.
As ações preventivas de praxe ocorrem num raio de 500 metros ao redor da residência do paciente. Além da eliminação de criadouros do mosquito transmissor, também é feita a busca ativa de sintomas em humanos e em cães.
De acordo com a estratégia traçada, até a próxima sexta-feira os agentes controladores de vetor efetuarão visitas às residências, onde explicam qual o procedimento deve ser adotado pelo morador e entregam um saco plástico. Estes sacos serão recolhidos pela Prefeitura (Secretaria Municipal de Obras e Departamento de Água e Esgoto) na semana que vem, no período de 14 a 17 de agosto.
A Secretaria Municipal de Agricultura também colabora com a operação de manejo ambiental, efetuando a manutenção de hortas comunitárias e praças do bairro, com poda e capinação.
Durante as visitas de orientação os agentes que detectarem cães suspeitos da doença farão uma notificação ao proprietário para que leve o animal para avaliação do veterinário na Vigilância.

Proliferação
O “mosquito palha” ou “birigui” se reproduz em matéria orgânica em decomposição, como fezes de animais, frutos caídos e apodrecidos no chão, folhas e madeira podre, além de lixo destampado e latas de lavagem (onde se acumulam restos de comida para porcos). Por isso é importante a população manter a limpeza dos quintais, evitando o aparecimento do vetor.
A orientação é para que os moradores eliminem todos estes materiais, efetuando ainda a poda de jardins muito densos, que ficam escuros e juntam folhas com umidade. É importante que haja bastante iluminação solar nestes locais.
Na operação de manejo ambiental é proibido colocar na calçada entulho de construção, já que o mesmo não será recolhido e o proprietário da residência ainda poderá ser multado pela fiscalização.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade