Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/06/2017

Saúde convoca público alvo a se vacinar contra gripe

O Ministério da Saúde determinou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. Agora o prazo vai até 09 de junho. Em Penápolis, assim como em todo o país, o índice de cobertura da vacinação tem sido abaixo do esperado, apesar da necessidade de imunização principalmente relacionada ao vírus H1N1. A vacina está à disposição do público alvo, gratuitamente, em todas as Macros de Saúde da cidade.
De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, é fundamental que as pessoas procurem os postos já que os grupos de risco são muito propensos a complicações da gripe, especialmente idosos, que segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde são os mais prejudicados pelos tipos de vírus da gripe.
Segundo ele, desde o mês de janeiro, foram notificados em todo Estado de São Paulo, 1.753 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo 141 mortes. “Mais recentemente a Secretaria de Estado da Saúde observou um aumento no número de notificações desta síndrome respiratória, bem como de casos confirmados para o vírus Influenza”, contou o enfermeiro Alexandre.
“Vale destacar que o vírus Influenza é responsável pela maior incidência de óbitos na faixa etária dos maiores de 60 anos. Os idosos, segundo levantamento do Governo do estado de São Paulo, são 55,6% dos casos letais em relação aos tipos Influenza A (H1N1) e Influenza B”, disse.
“Por se tratar de uma doença imunoprevenível é necessário melhorar a cobertura vacinal. É de extrema importância que as pessoas se conscientizem e procurem as Macros de Saúde, pois os dias frios já começaram, aumentando a chance de contrair gripe”, advertiu ele.

Alvo
Devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores do ensino básico e superior tanto das escolas públicas quanto privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas com apresentação de receita médica, menores entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas sócio educativas, presos e funcionários do sistema prisional. 

Dados
Até o dia 29 de maio a cobertura vacinal em Penápolis está assim: crianças menores de 5 anos (29,36%), trabalhadores da saúde (62,92%), gestantes (42,78%), puérperas (50,53%), idosos (60,28%). O total do público alvo atingido é de 52,76%. É fundamental que, ao se dirigir aos postos, a população leve a carteirinha de vacinação.

Confira os endereços: 

* Macro I  (Avenida Euclides Garcia do Nascimento, 546 – Jardim Eldorado)
* Macro II (Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99 – Centro)
* Macro III (Avenida Carlos Casela, 822 – Jardim Shangrilá). 

Fonte: Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade