Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/03/2015

Roubos crescem, mas ação policial também aumenta

DA REPORTAGEM

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou nesta semana as estatísticas criminais registradas em todo o estado durante o mês de fevereiro. O município de Penápolis teve um aumento bastante significativo em relação aos crimes ocorridos no mês passado. O número de roubos registrados na cidade foram 20, enquanto que em janeiro foram 15, é o maior registrado em Penápolis no mês de fevereiro desde 2012. Se os dados forem comparados com o mesmo período do ano passado, o aumento é ainda maior, já que em fevereiro de 2014 os roubos foram apenas 4. Ainda no comparativo de um ano para outro, Penápolis teve aumento também nos casos de furtos. Em fevereiro deste ano foram 73 casos, enquanto que no mesmo período do ano passado o número foi de 57. O aumento foi sentido nos furtos ocorridos entre janeiro e fevereiro deste ano, quando no primeiro mês de 2015, foram 68. Ainda segundo levantamento da Secretaria, os casos de furto de veículos se mantiveram baixos, em fevereiro foram apenas quatro furtos de veículos. Número menor do que o registrado no ano anterior, com cinco furtos ocorridos no município.

Os casos de estupros também apresentaram aumento, subindo de um caso ocorrido em janeiro para quatro em fevereiro. Os roubos de veículos se mantiveram iguais, com apenas um caso registrado em cada um dos dois primeiros meses do ano. Se por um lado as ocorrências policiais tiveram um aumento no mês passado, também existem casos que apresentaram queda. Lesão corporal dolosa – quando há intenção -, lesão corporal por acidente de trânsito e lesão culposa – sem intenção – registraram 21; 33 e um caso registrado em fevereiro, estando abaixo do que havia sido registrado em janeiro.

Prisões

Como já havia sido citado em matéria publicada pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS no dia 18 de março, quando o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior - 2º BPM/I – de Araçatuba, Major Eurico, esteve visitando a cidade, a expectativa da Polícia Militar é de que estes índices diminuam a partir de março e abril, já que diversas pessoas que estavam sendo apontadas como autoras de roubos na cidade estavam sendo presas. Em entrevista concedida durante sua visita, Eurico comentou o assunto e ressaltou a sensação de segurança que está sendo passada para a população com a prisão destes indivíduos. “Através da prisão de pessoas que já são conhecidas nos meios policiais pelas mesmas práticas teremos esta redução natural no número de casos. Mas temos que ressaltar que isso tudo é fruto da atividade dos próprios policiais de Penápolis, porque eles também moram na cidade e assim também se sentem incomodados com a situação, indo até o final, levantando as informações e se empenhando na prisão dos acusados”, comentou o major.

Produtividade

Também foi divulgado pela Secretaria os números registrados na cidade em relação à produtividade policial no mês de fevereiro. Praticamente todos os registros apresentaram aumento entre janeiro e fevereiro, o que evidencia aumento na produtividade policial. Oito ocorrências de tráfico de entorpecentes foram registradas. Duas ocorrências de porte ilegal de armas também foram registradas e oito foram apreendidas. 19 flagrantes foram lavrados, enquanto 24 pessoas foram presas em flagrante. 28 prisões foram efetuadas e três veículos recuperados.

Estado

O Estado de São Paulo reduziu todos os índices relacionados a crimes patrimoniais, com acentuada diminuição nos praticados com violência ou grave ameaça à pessoa. O roubo de veículos, pelo nono mês consecutivo, diminuiu em 27,32%, com redução de 2.443 crimes. No ano, o recuo já atinge 23%. Pelo segundo mês consecutivo, também houve importante redução dos índices de roubos em geral, excluídos de veículos em 5,54% no mês de fevereiro, com a diminuição de 1.401 ocorrências. A redução é maior do que a observada em janeiro (4,1%) e o ano já acumula uma diminuição de 4,8% nessas ocorrências. Os furtos em geral e de veículos sofreram redução. Com 5.947 registros a menos que em fevereiro de 2014, os furtos em geral recuaram 14,1% no segundo mês do ano. O total passou de 42.071 para 36.124 registros, o menor número desde 2002, quando houve 35.999 casos.  2015 já registra redução de 14,7% desse indicador, com 13.245 boletins de ocorrência a menos. Os furtos de veículos diminuíram 12,6%, passando de 10.255 para 8.966, com 1.289 registros a menos. (Rafael Machi – Com informações da SSP/SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade