Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/06/2008

Relatório aponta carbono gerado no 8º Fórum de Saneamento

A empresa JGA Consultoria Ambiental e Minerária, responsável pelos cálculos de geração de gás carbônico no 8º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente de Penápolis, entregou ao Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), o relatório com a quantidade de gás gerado durante o evento. Desta forma foi apontada a quantidade de árvores que deverão ser plantadas para a compensação futura do carbono.
Segundo explicou o biólogo João Covolan Bachiega, durante os dois dias de evento foram geradas três toneladas de gás carbônico, entre consumo de energia elétrica no Cine Teatro Lúmine e na escola Dr. Carlos Sampaio Filho, locais de palestras e debates, além dos locais onde o Daep contratou serviços, como gráficas e estamparia.
Ainda de acordo com o biólogo, o consumo de combustível foi o fator responsável pelo maior índice de carbono gerado no evento; do total de três toneladas, 2,7 toneladas são provenientes dos veículos, sejam eles movidos a diesel, gasolina e até mesmo álcool.
O biólogo informou que não houve volume de resíduos sólidos gerado em quantidade calculável durante o evento. “Para o cálculo da quantidade de árvores a serem plantadas pelo Daep foram utilizados dados como área basal média de cada espécie e sua respectiva altura quando adulta e teor de carbono em sua estrutura”, explicou.
Desta forma, para a compensação de um valor superior às três toneladas de carbono geradas durante o evento, o Daep precisará plantar as seguintes espécies pioneiras de árvores: duas capororocas-brancas (que irão absorver 655,2 quilos de CO2), quatro canudos de pito (que irão absorver 748,8 quilos de CO2) e duas bracatingas (que irão absorver 1663,2 quilos de CO2). Este total de 8 árvores, quando adultas, realizarão a compensação de 3,06 toneladas de CO2. A equipe da JGA, responsável pela elaboração desta proposta, é composta por João Covolan Bachiega (biólogo), Valdenir Veronese Júnior (agrônomo), Anísio Ghiro da Costa (Geólogo) e Gabriel Viana Rodrigues Alves (cartógrafo) e o projeto foi feito em parceria com o Daep e sem custos para o Departamento. Agora, caberá ao Daep e ao Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, a definição do local de plantio, bem como a execução e monitoramento das mudas até seu pleno crescimento. Secom – PMP

Foto: Consórcio Ribeirão Lajeado fará o plantio das árvores em local a ser definido pelo Daep

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade