Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/02/2007

Relógio: Horário de verão termina hoje à meia-noite

A partir da meia-noite de hoje está finalizado o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora, ou seja, à meia-noite os ponteiros devem voltar para as 23h00. Uma hora a mais de sono para que quer descansar, e uma noite mais longa para os que preferem sair para se divertir. O fim do horário de verão deixará o dia mais curto, com o sol se pondo por volta das 18h30, desagradando os que preferem aproveitar melhor o dia, como a vendedora Vanessa Francisco Barbosa, que, depois do expediente, gosta de fazer caminhadas. “Como ainda falta um bom tempo para o sol se pôr, é possível caminhar no Santa Leonor e aproveitar o movimento na cidade”, comentou ela, que tem a mesma opinião da aposentada Natieli dos Santos. “Prefiro que o dia acabe mais tarde, pois às 20h00 ainda está escurecendo”, disse Natieli.

O representante comercial, Renato Simão, também aproveita melhor o horário de verão. “Depois das 18h00, quando muitos trabalhadores encerram as atividades, temos um tempo extra”, argumentou. “Até para trabalhar temos um tempo a mais para estender o atendimento ao cliente”, completou ele.

Já a empregada doméstica Diva Rodrigues Magalhães defende os benefícios da volta do horário normal. Para ela, o fato de anoitecer mais cedo proporciona um descanso maior. “As pessoas vão dormir mais cedo no horário normal, então, descansam mais”, opinou. O aposentado José Nunes da Silva concordou com a opinião de Diva e afirmou que no horário de verão os dias são ainda mais cansativos. “O serviço rende mais no horário que será retomado domingo. O sol, no horário de verão, é muito forte à tarde, e isso acaba atrapalhando um pouco”, afirmou o aposentado.

 

Economia

O horário de verão permite que a luz natural seja mais aproveitada e poupa o país das conseqüências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ápice. A diminuição da demanda permite ainda que as empresas operem com mais qualidade, já as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas.

Os resultados ainda estão sendo calculados pelo governo, mas a expectativa era de que, durante os 112 dias de duração do horário especial, houvesse uma diminuição de 4% a 5% na demanda de energia, principalmente no horário das 18h00 às 21h00, quando a incidência de consumo por toda a população provoca sobrecarga.

O horário de verão teve início no dia 05 de novembro do ano passado apenas nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte e no Nordeste, pela proximidade com a linha do Equador, os efeitos da mudança seriam quase imperceptíveis. (AR)

 

Confira a opinião dos entrevistados:

 

 “Prefiro o horário de verão porque parece que temos mais tempo para fazer nossas atividades. Principalmente para as pessoas que trabalham, acho que elas ficam com mais tempo para as outras atividades depois do serviço. Costumo acordar as 4h30, quando ainda ficará escuro por um bom tempo no horário de verão, mas mesmo assim eu prefiro que o dia acabe mais tarde, pois 20h ainda está escurecendo”.

Natieli dos Santos, aposentada

 

“Prefiro o horário de verão porque ficamos com mais opções de atividades para depois do final do expediente. Como trabalho até as 18h00, quando encerro o serviço o dia ainda está bem claro, posso aproveitar mais meu tempo. Ainda falta um bom tempo para o sol se por então é possível caminhar no Santa Leonor e aproveitar o movimento na cidade, que fica maior neste horário quando estamos no horário de verão.”

Vanessa Francisca Barbosa, vendedora

 

“Prefiro o horário normal, que será retomado no domingo, porque parece que descansamos mais, o dia fica mais curto. Quando chega a tarde, o sol se põe mais cedo e as pessoas ficam mais em casa, descansando. Parece que até o serviço rende mais porque no horário de verão o dia é muito cumprido e o sol forte acaba atrapalhando um pouco”.

José Nunes da Silva, aposentado

 

“Prefiro o horário de verão porque temos o dia mais cumprido, depois das 18h, quando muitos trabalhadores encerram as atividades, temos um tempo extra. No final da tarde ainda temos umas duas horas de sol, dá pra ir pra casa, ajudar a esposa a fazer alguma coisa, toma uma cervejinha, ou então faz um happy our. E até para trabalhar temos um tempo a mais para estender o atendimento ao cliente. Costumo acordar 5h30 e ainda está escuro no horário de verão, mas mesmo assim prefiro.”

Renato Simão, representante comercial

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade