Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/09/2016

Reivindicações: Sincomércio reúne candidatos e entrega propostas

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Encontro entre candidatos e representantes do Sincomércio serviu para que o sindicato entregasse lista de pospostas e compromisso aos prefeitáveis

DA REPORTAGEM

Os candidatos a prefeito de Penápolis se reuniram na manhã desta quinta-feira (22) para um encontro com representantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Penápolis para um café da manhã, onde, na oportunidade, receberam uma série de propostas elaboradas pelo sindicato a fim de colaborar com ideias para o desenvolvimento do comércio local e também da cidade. Adão da Saúde (PT), Caíque Rossi (PSD), Carlinhos Baiano (PSB), Célio de Oliveira (PSDB) e Ricardo Castilho (PV) receberam em mãos as propostas apresentadas e se comprometeram, caso eleitos, de firmar compromissos para o desenvolvimento da economia local.
O encontro foi rápido e os candidatos não puderam discursar. Segundo o presidente do Sincomércio, Norberto Laranja, o comércio de bens e serviços é o principal setor empregador no estado e, consequentemente, em Penápolis, tendo um papel fundamental no desenvolvimento da cidade. Entretanto, ele destacou que a crise econômica pela qual vem passando o país tem prejudicado, e muito, o setor, mas que não tem sido somente este o setor de reclamações. “Principalmente as de micro e pequeno porte, que, além da crise econômica e consequente queda nas vendas, ainda tem de lidar com problemas como excesso de burocracia e a concorrência desleal de vendedores ambulantes informais e feiras itinerantes não legalizadas”, explicou. Ainda de acordo com Laranja, o empenho do poder público municipal é fundamental para que o comércio possa crescer, fortalecendo ainda mais a economia local. “Por isso nos antecipamos e discutimos este assunto com os candidatos a prefeito. Independente de quem quer que ganhe, queremos que o Poder Público ajude nossa classe, que é de extrema importância na economia, de maneira com que possa estimular a economia, atraindo investimentos e gerando empregos na região”, concluiu.
Entre as propostas feitas e assinadas por cada candidato como compromisso caso eleito, está a regulamentação e fiscalização das feiras itinerantes não legalizadas e dos vendedores ambulantes informais para coibir a concorrência ilegal com o comércio local. “O comércio ilegal não arca com os impostos e os custos de uma loja regularizada, prejudica não apenas os empresários locais, mas também os consumidores, que acabam adquirindo produtos de baixa qualidade. Não se trata apenas de criar leis, mas, sim, de garantir uma fiscalização efetiva, reforçando a vigilância em datas especiais como o Natal, Dia das Mães ou qualquer outro período em que o comércio funcione em horário estendido”, relata o sindicato no documento entregue.

Outras propostas
O documento assinado pelos candidatos a prefeito traz ainda uma série de outras reivindicações, como a regulamentação de feiras e festas como folclóricas, religiosas, entre outras; Aprovação e implementação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresa; Criação do programa de compras governamentais para a realização de processos licitatórios exclusivos às pequenas e micro empresas.
Faz parte ainda das propostas a implantação de um “feirão anual dos pequenos negócios”; criação do Cartão Educação no âmbito municipal; e a valorização do comércio de rua com segurança, boa iluminação e melhoria das condições das calçadas das ruas comerciais para que possam atrair mais consumidores e investimentos para a cidade; além do aperfeiçoamento de legislações municipais relacionadas á abertura e ao funcionamento do comércio aos domingos. “Estamos muito felizes com este encontro. As ideias foram bem aceitas pelos candidatos, que assumiram, caso eleitos, o compromisso de olhar com bons olhos nosso comércio, o que nos deixa satisfeitos e com a sensação de que estamos cumprindo com nosso papel ao defender o comerciante”, finalizou Laranja.
Além das reivindicações junto ao comércio, o Sincomércio prestou diversas sugestões em outras áreas a fim de contribuir com o bom desenvolvimento da cidade, tais como a desburocratização, eficiência e redução dos gastos públicos; qualidade de vida e meio ambiente e sugestões diversas baseadas em reclamações de comerciantes e munícipes em seu dia a dia, tais como a implantação de um sistema de monitoramento na área central da cidade, melhorias no trânsito e a criação da guarda municipal.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade