Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2008

Reconhecimento: Iara Alves de Lima recebe título de Filha Ilustre

Detalhes Notícia

Num reconhecimento à sua notável contribuição na área social da cidade, a diretora administrativa da Apae de Penápolis, Iara Alves de Lima, recebeu sexta-feira (05/09) o título de Filha Ilustre em solenidade promovida pela Câmara Municipal. A homenagem  lotou o plenário do Poder Legislativo, contando também com a presença do presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo, Antônio Cândido  Naves. O vereador Nardão Sacomani (DEM), propositor da concessão da honraria, enalteceu o arrojo, força e determinação de Iara no trabalho que desenvolve. "A causa do sucesso dessa Filha Ilustre tem explicação que pode ser retratada numa palavra - Amor. Iara ama o que faz , ama muito a Apae".

Vida
Filha do ceramista Luiz Gonzaga Alves de Lima (in memorian) e da professora Waldiléa Maria Rodrigues  de Lima, Iara Alves de Lima, nasceu no dia 18 de setembro de 1964 em Penápolis.
É a primogênita numa família de seis irmãos: Iara, Ivana, Antonio, Luiz, Carlos e Waldiléia. Cursou o primário na Escola Augusto Pereira de Moraes, o ginásio no Instituto Dr. Carlos Sampaio Filho e o colegial na Escola Adelino Peters. Começou a trabalhar aos 16 anos de vida através da pintura de bonecas numa fábrica da cidade. Aos 18 anos passou a trabalhar na secretaria da Escola Oceu. Na gestão do prefeito João Carlos D'Elia , com aprovação em concurso público, dedicou-se à função de auxiliar administrativa na área da Saúde. Formou-se pelo curso superior de Letras em 1986. No mesmo ano, com 22 anos de vida,  tornou-se mãe. Nasce Renan. Em 1989  trabalha no setor de compras  do Consórcio Intermunicipal de Saúde. No ano seguinte, completa um casal de filhos com o nascimento de Stella.
Ministra aulas de português nas escolas da Casa da Amizade e na Vila Formosa. Iara tem o rumo de sua vida  com novo direcionamento no ano de 1991. No dia 12 de junho Iara ganha mais uma filha, a Indaiá. Portadora de necessidades especiais, a caçula  torna sua mãe uma mulher ainda mais determinada. Iara chega a Apae em 1992 na busca de atendimento á sua filha caçula.  Diante de uma situação de atendimento insuficiente  de serviços como  falta  Fono e inexistência de TO na unidade, o que  causava dificuldades para as mães e seus filhos especiais, Iara passa a se envolver para mudar isso. Em 5 de setembro de 1994, além de mãe, torna-se diretora administrativa da Apae. Apoiada pelos presidentes e funcionários da entidade, Iara lidera uma grande transformação da Apae, que ganha muitas melhorias e  ampliação do atendimento: Fono, TO, novas classes, fisioterapia,  hidroterapia, alimentação balanceada, Centro Ocupacional e um dos maiores orgulhos de Iara , a creche, a única da região.  Avançando cada vez mais a creche da Apae já se transformou num hospital/dia. Em 2005 Iara assume por meio da Apae mais uma responsabilidade, a Casa Abrigo.Em 2006, outra luta de Iara se concretiza com a conquista da Apae para o direito de receber pagamento  do SUS para atendimentos realizados. No ano seguinte dedica-se também na administração do Lar  Vicentino. Na APAE, que em 1994 atendia 112 alunos e agora conta com mais de 400 Iara não pára sua atuação. Luta por mais  um avanço marcante, em andamento, a Clínica de Saúde, que poderá estender diversos atendimentos até para quem não é aluno da Apae. Tamanha dedicação de Iara ajuda a Apae de Penápolis a ser referência no interior de São Paulo.  
 
TV Câmara
A TV Câmara de Penápolis exibe neste final de semana entrevista com o empresário e ex-vereador Antonio Passafaro, o Tóto, 84 anos. O convidado, nascido na Itália, veio com sua família para Penápolis em 1929,  quando ele tinha apenas 5 anos de vida e a cidade, 21 anos de fundação. Filho de Salvador e Catarina Passafaro, Tóto construiu uma história de trabalho com grande sucesso profissional de projeção em nível nacional através da empresa Lajeado. Entre as várias atuações iniciais, foi pedreiro, trabalhou na produção de carvão, na construção de usina na região de Barbosa e proprietário de uma sorveteria na Avenida Luís Osório, no centro da cidade, época em que essa via nem tinha pavimentação asfáltica. Em sociedade de 35 anos com Edison Geraissate, inclusive na fábrica de papel Encopa, fez muitas construções, como parte da Santa Casa de Penápolis. Contribuiu de forma notável também na construção do Lar Vicentino e na conquista da Funepe. Iniciou na política quando nem havia remuneração para vereador. Foi vereador  nas gestões 1964/1968, 1969/1972, 1973/1976, 1983/1988 e 1989/1992. Presidiu a Câmara Municipal no biênio 1987/1988. A TV Câmara é sintonizada pelo canal 22 da TV a cabo. Imagem/Câmara

Foto: Iara recebeu o título em reconhecimento à sua notável contribuição na área social da cidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade