Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/01/2009

Recessão: Indústria tradicional na cidade é afetada pela crise

Detalhes Notícia

Os efeitos da crise econômica mundial que começou em setembro do ano passado começaram a atingir as indústrias instaladas em Penápolis. Ontem pela manhã, a empresa Midori Atlântica Brasil Industrial Ltda, anunciou em entrevista coletiva para a imprensa da cidade algumas medidas na reestruturação da composição do quadro de funcionários, demitindo 96 trabalhadores do setor de produção da empresa. Conforme explicou Massuhiro Yassunaga, gerente da Atlântica, o principal motivo das demissões em virtude da crise, tem como foco principal à redução nos pedidos das empresas automotivas e de autopeças, que adquirem os materiais fornecidos pelo curtume. “Tínhamos cerca de 470 funcionários. Com estas demissões, reduzimos em 20% o quadro dos trabalhadores”, comenta. Outro ponto destacado pelo gerente é a previsão de que até a próxima semana, estas montadoras retomem suas atividades e realizem grandes pedidos para que não haja mais cortes ainda. Com estas demissões, a empresa conta agora com 374 trabalhadores. Além de Penápolis, as unidades da Atlântica, especializadas na fabricação do couro cabeira para sapatos de segurança, instaladas nas cidades de Alto Alegre, Barbosa e Clementina, também sofreram uma redução no quadro de funcionários. “Não queremos demitir mais ninguém. Estamos fazendo o máximo possível para evitar novas dispensas”, enfatizou.

Queda
Em nota divulgada para a imprensa, assinada pelo diretor presidente da indústria no Brasil, Kenichi Hayashi, com a ocorrência da crise financeira hipotecária nos Estados Unidos que ocasionou a falência da Lehmon Brothers no ano passado, acabaram influenciando na queda brusca de consumo no mundo inteiro, fato este nunca antes presenciado nos últimos 100 anos, atingindo o setor automotivo, no qual a empresa tem os principais clientes, sofrendo impacto com a queda brusca no potencial de compra do setor. Ainda de acordo com a nota, comparando as quantidades produzidas pelas montadoras na mesma época em relação ao ano anterior, nos Estados Unidos e no Japão, houve uma redução de 50% e 40% na Ásia. Não somente as indústrias automotivas, mas também as indústrias de autopeças, como ação para enfrentar esta crise mundial repentina, estão praticando a redução da capacidade da empresa, se preparando rapidamente para a redução drástica dos seus estoques e elaboração. “Com esta redução repentina de estoques e elaboração, a Midori Atlântica no 1o e no 2o trimestre de 2009 sofrerá uma redução acentuada nos pedidos em carteira, onde infelizmente somos obrigados a reestruturar a composição do nosso quadro de funcionários”, enfatiza a nota. Para finalizar, a diretoria ressalta que a intenção da empresa é desenvolver ações junto com o município, na busca de novos pedidos, desenvolvimento de novos produtos e novos mercados. “Assim que melhorarmos, estaremos chamando de volta estes trabalhadores demitidos”, finalizou Yassunaga. (IA)

Foto: Yassunaga explicou que o principal motivo das demissões é em virtude da crise, que culminou com a redução nos pedidos das empresas automotivas e de autopeças

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade