Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/08/2008

Raças: IBGE iniciará pesquisa sobre etnias na região

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dará início segunda-feira, dia 18, a uma pesquisa com a finalidade de conhecer as diversas características da população brasileira. O trabalho, denominado PCERP (Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População), irá trabalhar com a metodologia de conceito de cor na visão das pessoas e da própria sociedade. Os dados serão utilizados também na avaliação do censo 2010. Conforme destacou o chefe da agência do IBGE de Penápolis, Sander Sabino, a avaliação ocorrerá em todo território brasileiro e, através de sorteio, foram escolhidas as cidades de Avanhandava, Barbosa e Braúna, pertencentes à Comarca de Penápolis e Promissão, na região. Os dados começarão a serem coletados pelo município de Braúna e a previsão é de que até o início de outubro já esteja concluída em todas as localidades citadas. Em Avanhandava a pesquisa abrangerá uma área urbana e uma rural, enquanto que em Braúna, somente a zona urbana; Barbosa e Promissão, somente a rural. 
Segundo Sander, este tipo de pesquisa é recente e as pessoas envolvidas na coleta dos dados realizaram treinamento a respeito. Pelo fato da consulta não ocorrer em todos os municípios, coube ao IBGE escolher as cidades onde os dados serão recolhidos. “O trabalho será concluído por amostragem e, para se chegar até os municípios foi feito os sorteios que em nossa região caiu às cidades citadas”, enfatizou o chefe. Das quatro sorteadas, apenas Avanhandava terá a coleta tanto na zona urbana, como rural. “Como no último censo não foi perguntado a cor e raça dos entrevistados, ocorreu uma pressão sobre as autoridades no sentido de que a raça negra está predominando em maior número na população. Para saber esta porcentagem, será feita a contagem”, destacou Sander.  Em cada setor serão selecionadas dez residências. A princípio, conforme detalhou o chefe, é feita a contagem de todo o setor, que em média são entre 250 a 300 domicílios e, destes, é selecionado as dez residências escolhidas. (SRF)

Foto: Sander destacou que o trabalho será concluído por amostragem

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade