Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/01/2011

PROUNI: Estudantes podem se candidatar para bolsas universitárias

Arquivo/Diário
Detalhes Notícia
Os alunos que realizaram a prova do Enem e que obtiveram nota mínima de 400 pontos, podem se inscrever no ProUni

DA REPORTAGEM

O ProUni (Programa Universidade para Todos) abriu a partir de hoje, 21, as inscrições para estudantes de todo o país que queiram concorrer a mais de 123,1 mil bolsas de estudos. Os benefícios são de 25%, 50% ou 100% de desconto na mensalidade em universidades, faculdades, centros universitários e outras instituições particulares de ensino vinculadas ao programa. Na comarca de Penápolis, ao menos mil alunos devem se inscrever para concorrer às bolsas. Para participar é obrigatório não ter estudado no ensino superior. Os estudantes também precisam ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido nota mínima de 400 nas cinco áreas da prova - ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e em redação. A estudante Nielle Agostini Bertan, 17 anos, tentará uma bolsa de estudos no curso de Engenharia Civil, porém está com receio do Programa. “Vejo as falhas que vem acontecendo no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e fico com medo da forma como será essa seleção para o ProUni, fora os problemas que já tivemos com o Enem, mas mantenho a esperança”, comentou. “Sempre estudei em escola pública e tive dificuldades devido ao fraco ensino oferecido. Acho injusto desvalorizarem os estudantes da rede pública e quando chega o Enem exigem notas tão altas”, afirmou. São Paulo é o Estado com o maior número de benefícios, sendo 38 mil oferecidas. O prazo para cadastro no ProUni vai até o dia 25, com duas chamadas em sequência; quem não for selecionado na primeira lista continua tendo chances de ser convocado. Uma segunda rodada de inscrições do ProUni vai ser realizada entre os dias 21 e 24 de fevereiro, também com duas listas de espera. Para se inscrever no ProUni, é preciso se inscrever no site www.mec.gov.br; é obrigatório informar o número de inscrição no Enem e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quem pode participar
De acordo com o MEC, para concorrer ao ProUni, é obrigatório não ter estudado no ensino superior, obter nota mínima de 400 nas cinco áreas da prova do Enem. O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter renda de até R$ 810 (um salário e meio) por pessoa da família. Já o desconto parcial, de 50% ou 25% da mensalidade, aceita estudantes com renda familiar de até R$ 1.620 (três salários mínimos). Apenas candidatos que tiverem completado o ensino médio em escola pública podem disputar o programa. As exceções são os que estudaram em colégio particular com bolsa integral e os que fizeram uma parte em escola pública e outra parte como bolsistas. A seleção pelo ProUni é feita de acordo com a pontuação no Enem. Quanto maior a nota, mais chances de obter o benefício. A escolha também se baseia nos cursos em disputa. Os estudantes contemplados com as bolsas receberão um aviso após o dia 25. Eles devem entregar os documentos que comprovem a renda e os dados da inscrição na universidade escolhida. Quem decide a documentação para a matrícula é a instituição de ensino, e não o ministério. A faculdade ainda pode realizar um processo seletivo próprio, desde que avise com antecedência os candidatos. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade