Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/09/2015

Pronto Socorro receberá “Geladeiroteca” amanhã

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A “Geladeiroteca” possui arte de identificação com cores vibrantes, criada pelo artista plástico penapolense Caxeta

Está na hora de tirar os livros da geladeira. É isso mesmo. Todas as histórias serão “descongeladas” e ganharão vida no imaginário de crianças, jovens e adultos. Essa é proposta da “Geladeiroteca”: uma geladeira totalmente estilizada e transformada numa espécie de estante repleta de livros infantis, infanto-juvenis e adultos à disposição da comunidade para ler e devolver. O primeiro local a receber a “Geladeiroteca” será o Pronto Socorro Municipal. 
A entrega acontecerá nesta quinta-feira, 01 de outubro, às 10h. Nesta mesma data, Penápolis participa do “Dia de Ler. Todo Dia!”, uma espécie de Dia do Desafio da Leitura; e a entrega da Geladeiroteca aumentará o número de leitores penapolenses. 
De acordo com a bibliotecária Solange Chótolli, a ideia é espalhar diversas “Geladeirotecas” pela cidade, principalmente em locais onde as pessoas aguardam algum tipo de atendimento. 
“Inicialmente vamos contemplar as unidades de saúde, começando pelo Pronto Socorro, local de grande atendimento diário. Dessa forma as pessoas podem ler o livro de sua preferência enquanto aguardam o atendimento”, comentou. 
Segundo explicou a bibliotecária, não haverá um controle de empréstimo dos livros da Geladeiroteca. Eles ficarão à disposição das pessoas enquanto aguardam o atendimento e também podem levar pra ler em casa, com o compromisso de devolver depois. 
“Esperamos que as pessoas não só tragam o livro de volta, como também emprestem aos amigos e familiares e façam doações de outros títulos para contribuir com o acervo da Geladeiroteca”, disse Solange. 

Estilizada
Para criar a “Geladeiroteca”, foram utilizadas geladeiras que não funcionavam mais e seriam descartadas. Dessa forma, essas geladeiras antigas foram reutilizadas e transformadas numa estante de livros. Suas laterais e porta foram plotadas com uma arte de cores vibrantes, criada pelo artista plástico penapolense, José Maurício Almeida, o “Caxeta”, que gentilmente cedeu sua criação para dar identidade ao projeto.
Os custos com a plotagem são cobertos por empresas parceiras como a Óptica Cristal e o Patyo Shopping. 
“Além de incentivar a leitura, o projeto também contribuiu com a preservação do meio ambiente, reutilizando as geladeiras que seriam descartadas”, comentou a bibliotecária Solange Chótolli. 
Para a expansão do projeto “Geladeiroteca” em outros locais, a Biblioteca Pública Municipal precisa de doações de mais geladeiras antigas e também de empresas parceiras que queiram colaborar com a plotagem de identificação do projeto. Os interessados podem entrar em contato com a Biblioteca Municipal pelo telefone (18)3652.5691. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade