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CIDADE & REGIÃO

15/06/2019

Projeto: Educação promove Parada Pedagógica com profissionais

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Projeto de formação continuada envolve profissionais que atuam tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Penápolis realizou no último dia 11 mais uma etapa do projeto de formação continuada dos profissionais que atuam tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. 
No caso das unidades de Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal – antigas “creches”), a formação dos profissionais ocorreu em cada unidade no período da tarde, sob a coordenação dos diretores. O público alvo foi tanto as educadoras como merendeiras e auxiliares de serviços gerais.
O tema trabalhado nesta formação foi “A Centralidade do Brincar no Cotidiano Escolar da Criança”. O objetivo da iniciativa é de apresentar aos educadores as diversas possibilidades do ato de brincar, nos diferentes espaços e tempos do cotidiano escolar.

Fonoaudiologia e Atendimento Especializado
Vale lembrar que os educadores receberam ainda orientações sobre Fonoaudiologia e Atendimento Educacional Especializado. Esta ação foi comandada pela fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação, Eleni Iris Tozatti Assi Ronconi, e pela coordenadora do AEE (Atendimento Educacional Especializado), Zélia Rizzato.
A finalidade desta orientação é promover a qualificação dos profissionais dos Ceims, como medida de prevenção nas áreas de fonoaudiologia e atendimento educacional especializado durante o ano 2019.
Essa oficina foi dividida em quatro encontros, sendo que cada um atende educadores dos diferentes grupos do Ceim (Maternal I e II, Berçário I e II). O primeiro encontro já foi realizado no dia 06 de março e o segundo ocorreu agora, no dia 11 de junho. O terceiro encontro está agendado para o dia 24 de julho, e o quarto e último, no dia 05 de setembro.
Com relação às Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), a formação foi realizada na Sala Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em dois turnos (de manhã e à tarde). O público alvo foram os professores das Etapas I e II, e a coordenação dos trabalhos ficou por conta de profissionais especialistas do Sistema Sesi de Ensino.
Desta vez, o tema da formação abordado foi “A Arte e as Diferentes Linguagens na Prática Pedagógica”. O tema escolhido teve como propósito colaborar com a melhoria da qualidade da educação infantil, disponibilizando sua proposta educacional e recursos didáticos.

Docentes do Fundamental
Já os docentes que trabalham com o Ensino Fundamental nas unidades municipais tiveram uma formação focada no tema “Da Reflexão à Prática – Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais”.
A intenção da secretaria foi proporcionar a busca e o fortalecimento da ludicidade, do vínculo, da descontração e da afetividade entre os profissionais em todas as unidades, já que isso proporciona o aprimoramento da prática em sala de aula.
Os professores do Ensino Fundamental participaram das atividades concentradas na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Casa da Amizade.
Também participaram profissionais de AEE (Atendimento Educacional Especializado), Educação Física, Arte e gestores. Os demais funcionários das escolas farão a formação em outro momento.
Foram realizadas três oficinas temáticas: “A Palavra Como Acolhimento e Afeto”, com o formador Rafael Freitas; “O Tum Tum do Coração”, com o formador Sílvio Augusto Bugiga; e “A caixa de Sentimentos”, com o formador Tony Carlos. Cada oficina teve duração aproximada de uma hora. Segundo a secretária municipal de Educação de Penápolis, professora Neide Ferlin Assami, esse momento de formação foi mais um entre muitos que possibilitam a troca de experiência entre os profissionais, além de oferecer novos aprendizados para melhoria frequente da qualidade de ensino prestado.

Secom – PMP

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