Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/09/2017

Projeto de arborização urbana beneficia áreas públicas

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Inicialmente, as árvores foram plantadas em frente ao Ceim Anália Braga; nos espaços públicos também serão arborizados

Uma nova proposta de arborização urbana teve início nesta semana, com o Projeto Espaço Árvore. A iniciativa faz parte da diretiva de Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzul e tem o objetivo de aumentar o número de árvores na zona urbana, priorizando inicialmente, espaços públicos.
O primeiro local a receber o projeto foi o calçamento recém construído no Ceim Profª Anália Braga Pereira Braz, no bairro Miguel Barbeiro. Nos próximos dias, novas mudas serão plantadas em frente à Unidade Básica de Saúde do Jardim Del Rey. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços e pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. 
O coordenador do Consórcio, José Raphael Caputo, a iniciativa prevê que até 2020 todos os espaços públicos estejam arborizados. “O nosso cronograma estabelece que em três anos, todos os prédios públicos passem a contar com este projeto. Em 2018, iremos arborizar cerca de 30% das áreas, seguindo com mais 30% em 2019, totalizando 100%, em 2020”, destaca.
O conceito do projeto define que as árvores devem ser implantadas nas calçadas, em um espaço mais amplo. “O maior espaço proporciona a melhoria do desenvolvimento vegetativo, pois as raízes não ficarão confinadas. Também amplia a área de infiltração, o que evita problemas como alagamentos, além de melhorar o aspecto da cidade”, explica o coordenador.

Novos loteamentos
O mesmo projeto deve ser aplicado nos novos loteamentos que serão instalados na cidade. O tema já foi aprovado no Conselho de Política Urbana, responsável pela gestão do Plano Diretor, e foi recomendada a sua inclusão do projeto na Certidão de Diretrizes aprovadas para novos loteamentos. 
O projeto também foi apresentado para o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Este conselho analisa os projetos de arborização dos novos loteamentos que agora passarão a exigir a aplicação desta arborização em áreas denominadas como públicas.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade