Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/07/2012

Projeto Amigos do Maçã envolve alunos e professores da rede municipal

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Alunos do CEU Harume Kubota durante atividades com o Maçã

Em continuidade ao Programa “Amigos do Zippy” que é desenvolvido desde 2007 com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação, iniciou neste ano o Programa “Amigos do Maçã”, com os alunos e professores dos 2º e 3º Anos.
Assim como o “Amigos do Zippy”, o “Amigos do Maçã” também é um programa que prioriza a saúde emocional das crianças, ajudando-as a lidar com a perda, frustrações, conflitos, melhorando sua autonomia e confiança e ainda a capacidade de comunicação. O professor também precisa estar emocionalmente envolvido com o programa para poder orientar os alunos.
Atualmente, quatro escolas participam do Amigos do Zippy: Emef Joana Helena de Castilho Marques, CEU Montaha Gibara Ayub, Emef Dr. Mário Sabino e CEU Harume Kubota da Silva. E apenas as duas últimas desenvolvem o programa Amigos do Maçã com os alunos do 2º e 3º Ano. O programa é realizado de acordo com a adesão das escolas e professores. 
Maçã é o nome do hamster, um mascotinho simpático que passa a conviver com alunos, dividindo com eles suas aventuras e experiências. Cada final de semana o Maçã vai para casa de um novo amiguinho, e esse aluno faz o relatório com texto e fotos de como foram os dias na companhia do bichinho.

Formação
Na semana passada, os professores que aderiram ao Programa Amigos do Maçã fizeram mais uma formação para a aplicação do próximo tema/módulo aos alunos. Durante o ano são desenvolvidos seis módulos temáticos: sentimentos, comunicação, amizades, solução de problemas, mudança e seguindo em frente. Cada módulo possui quatro aulas.
De acordo com a avaliação dos professores da Emef Dr. Mário Sabino, além do autoconhecimento emocional, o programa contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e da solidariedade entre os alunos. As habilidades trabalhadas no programa são para a vida toda e contribuem muito para a felicidade e a realização pessoal.
Já os professores do CEU Harume Kubota analisaram que o programa proporciona reflexões a partir de situações desafiadoras do cotidiano dos alunos, onde as crianças usam os conhecimentos adquiridos para poder lidar adequadamente com sentimentos, buscando sempre boas soluções aos conflitos do dia a dia.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade