Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/09/2010

PROCEDIMENTO: Bombeiros simulam acidente automobilístico e podas de árvores

DA REPORTAGEM

Várias pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente automobilístico ocorrido no Parque Industrial, em Penápolis, na manhã da última terça-feira, 31. Entre as vítimas, uma pessoa ficou presa às ferragens do veículo, sendo necessário a intervenção do Corpo de Bombeiros do município, que a levou ao Pronto-Socorro. O parágrafo acima não passou de um treinamento desenvolvido pelo Posto do Corpo de Bombeiros de Penápolis juntamente com o de Birigui. Duas equipes treinaram simultaneamente casos de podas de árvores e acidentes automobilísticos em dois locais, no Clube de Campo Lago Azul onde uma das equipes recebia treinamento sobre como deve ser feita corretamente a poda de árvores, com a orientação dos sargentos Martines, Campagnoli, e Nonato. Martines informou que a poda de árvores é a atividade onde os bombeiros mais se acidentam. A técnica utilizada no treinamento é a do ‘balançinho’. “Neste procedimento, amarramos uma corda no galho em que será podado e a lançamos sobre outro mais forte para que não caia de repente, sendo colocado ao solo com toda segurança devida”, destacou. O sargento informou que a nossa região é propícia para vendáveis, ocasionando quedas de galhos que pode atingir patrimônios como casas e veículos e também ferir pessoas. “Não temos registrado ocorrências com podas em nossa cidade, mas sempre é bom alertar os procedimentos necessários para utilizá-los em uma eventualidade”, observou. Uma outra equipe, instruída pelos sargentos Maeda e Marcelo e tenente Brito, esteve trabalhando em um ferro velho recebendo orientações de como proceder em casos de haver vítimas presas às ferragens dos veículos em acidentes. “Nossa preocupação maior é garantir que a vítima não se agrave da lesão, tirando-a de dentro do veículo com vida”, ressaltou.

Avaliação
Para o 1º Sgt. PM Celso Nonato da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros de Penápolis, os treinamentos são de suma importância, já que são feitos de forma dinâmica, com calma, tirando as dúvidas dos bombeiros que são empenhados nestas funções. “É o momento em que todos nós podemos esclarecer os questionamentos, fazendo com que o simulado torne-se mais demorado, trazendo grandes benefícios e tranqüilidade aos bombeiros para agir no salvamento da vítima”, finalizou. (Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade