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CIDADE & REGIÃO

15/02/2008

Problema: Câmara volta a discutir longa espera em bancos

Detalhes Notícia

Por 5 votos a 4 , a Câmara Municipal aprovou segunda-feira  Moção de Repúdio para o Banco Santander pela excessiva demora no atendimento a clientes e usuários em Penápolis. A medida foi proposta pelo vereador Francisco José Mendes (PSDB), o Tiquinho. Segundo ele, o Banco Santander chegou a ficar apenas com um caixa na segunda-feira para uma enorme fila. “Só foram colocados mais funcionários quando já havia passado muito tempo”, disse Tiquinho. O tucano reclama que mesmo com justificativa da agência de que dois funcionários tinham faltado, era previsível uma acentuada demanda de atendimento na ocasião. “O banco, a exemplo do que os supermercados fazem, tem que estar preparado quando sabe que o movimento será maior por conta de dias de pagamento ou feriados”. O vereador Jorge Amorim (PSDB), não concordou com a Moção de Repúdio. Ele defendeu que o documento proposto fosse substituído por um pedido de informações sobre quais providências o Santander iria adotar para que as filas tivessem maior rapidez. “O Santander, como as demais instituições financeiras no  município merecem o nosso respeito. Considero uma Moção de Repúdio muito forte, por  isso voto contra”, disse Jorge Amorim, após citar também que a agência do Santander passa por reforma. O vereador Mauro Olympio (DEM), autor do projeto que criou a lei municipal contra longa espera nas agências bancárias na cidade, opinou que o povo vem sendo penalizado com a demora no atendimento no setor  e também criticou a administração municipal. “A lei contra longa espera nos bancos tem 7 anos e a administração municipal não consegue fiscalizar. A lei não é cumprida”. O vereador Roberto Calez (PT), disse que o principal fiscal no caso da lei do tempo de espera em bancos deve ser o povo. O petista relatou um caso em que constatava mais de 20 minutos por atendimento, o que foi resolvido a partir de cobrança que ele fez à gerência de um banco. O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão da Educação, afirmou que a maioria da população possui insatisfação com a estrutura de atendimento das agências bancárias. “Ficar 40, 50 minutos numa fila não é brincadeira”. Já o vereador Adalgiso do Nascimento (PMDB), o Ziza, se posicionou contra a Moção de Repúdio. Segundo ele, o mais viável para a situação discutida seria um pedido de informações à presidência do Santander sobre o que está sendo providenciado para melhorar a estrutura de atendimento. “Os funcionários se desdobram, procuram fazer o melhor e precisam de apoio estrutural”. A Moção de Repúdio para o Santander foi aprovada com votos favoráveis dos vereadores Carlão, Tiquinho, Ivan Sammarco, Mauro Olympio e Nardão Sacomani. Contrários votaram os vereadores Ziza, Jorge Amorim, Roberto Calez e José Santino, o Zezinho Leiteiro.

Lei
A Lei nº. 880, de  17 de maio de 2000, dispõe que as agências bancárias, tesouraria da prefeitura e postos de arrecadação do Daep, no âmbito  do município, estão obrigados a colocar pessoal suficiente  para que o atendimento ao público seja efetivado  em até 20 minutos em dias normais  e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. No caso de descumprimento, deve haver advertência  na primeira vez e multa em caso de reincidência. A legislação completa sobre o assunto pode ser acessada pelo site
www.camaradepenapolis.com.br  (leis municipais). Imprensa/Câmara

Foto: Vereador Tiquinho defendeu Moção de Repúdio para o Santander

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