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CIDADE & REGIÃO

16/09/2012

PRIMEIRA INFÂNCIA: Rede CAAS e Secretaria de Educação participam de seminário internacional sobre Educação Infantil

Divulgação
Detalhes Notícia
O seminário teve palestra sobre evidências científicas acerca das melhores práticas na educação infantil

A chefe do serviço de creche da Secretaria Municipal de Educação, Leonila de Aguiar Torrezan, e a secretária executiva da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), Maria Inês Peters, participaram no último dia 7 do IV Seminário Internacional IAB sobre Educação Infantil, realizado pelo Instituto Alfa e Beto, nas dependências da Universidade Mackenzie, em São Paulo.  Com foco no processo de aprendizagem, o evento contou com a participação da neurocientista canadense Adele Diamond, da Universidade British Columbia, que palestrou sobre evidências científicas acerca do desenvolvimento cognitivo e sobre as melhores práticas na educação infantil. Para a pesquisadora, se a escola focar apenas o conteúdo, o processo de aprendizagem não tem a menor chance de ser bem-sucedido, uma vez que as necessidades emocionais, sociais e físicas devem ser supridas. De acordo com a psicóloga Maria Inês Peters, o encontro contribui para as melhores práticas nas escolas de educação infantil em Penápolis, pois amplia o contexto do ensino e corrobora com as diretrizes de trabalho já implementadas nessas unidades. “Quando ignoramos esses argumentos científicos, podemos prejudicar o desenvolvimento integral das crianças, que necessitam de cuidados e estímulos desde a gestação”, analisou. Durante o seminário, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, anunciou a criação da Universidade da Primeira Infância, que já passa a oferecer o Programa de Formação de Professores-Mentores de Educação Infantil. Desde sua fundação, o Instituto Alfa e Beto vem atuando em nichos de oportunidade que não são contemplados pelas políticas públicas. Todas as suas atividades são baseadas em evidências científicas atualizadas. (A/I)

 
Entrevista

O secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, comenta as ações da Prefeitura Municipal de Penápolis em prol da qualidade da educação infantil e reflete sobre as melhores práticas e os investimentos efetuados.

Qual direcionamento é seguido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para elevar a qualidade da educação infantil em Penápolis?
Cledivaldo: A partir do momento em que se reconheceu através da ciência que a infância é um período que necessita de condições e investimentos para se desenvolver, os países começaram a formular políticas públicas visando o pleno e integrado desenvolvimento da criança. No caso do Brasil, houve um atraso nesse reconhecimento, por falta de sensibilidade social e política, além da falta de perspicácia na compreensão de que toda sociedade ganharia com os resultados dos investimentos na infância. Em Penápolis, graças às diversas parcerias, dentre elas, IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, os esforços foram empreendidos no sentido de criar um padrão de qualidade na educação das crianças de 0 a 5 anos. Isso significa investimentos coordenados e interligados, através de um efetivo planejamento, em formação continuada dos profissionais das unidades escolares, na reorganização dos espaços físicos e na aquisição de materiais pedagógicos, livros e equipamentos. Portanto, implantamos referenciais para a constituição de um modelo de educação com parâmetros bem definidos no que diz respeito às teorias educacionais, metodológicas e um novo olhar sobre o registro e avalição da aprendizagem.

E quais são os principais avanços conquistados nos últimos anos, tanto em infraestrutura como em qualidade de atendimento?
Cledivaldo: As instalações físicas são componentes importantes na educação infantil. Preparar um ambiente para recepcionar crianças de 0 a 5 anos é tão importante quanto o processo de ensino-aprendizagem. O meio ambiente da criança interfere na sua condição de tranquilidade e acolhimento para se preparar para os estímulos das professoras e educadoras. Penso que o maior resultadoé estarmos realmente formando as crianças dentro da perspectiva humana do seu desenvolvimento psicossocial.

Nas salas infantis, os jogos e brincadeiras são elementos vitais para melhorar o desempenho acadêmico das crianças. Como o senhor avalia a apropriação desses princípios no município?
Cledivaldo: A criança precisa fantasiar e mimetizar as relações da vida cotidiana dos adultos. Estamos vivenciando uma chamada modernidade líquida, pois estamos nos distanciando das brincadeiras e das produções de fantasias que nos levam ao lúdico. Essa sociedade estimula precocemente o consumo e o individualismo concorrencial. Estamos proporcionando nas unidades de educação infantil de Penápolis, graças à Rede CAAS, essa prática de aprender brincando e brincar aprendendo com a diversidade de jogos e materiais produzidos pelas próprias educadoras e professoras. Os pais já entenderam isso, portanto, aos poucos estamos consolidando essa idéia. (A/I)

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