Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2008

Primavera: Brechó vende produtos por preços imperdíveis

Três tradicionais entidades de assistência Penápolis vão ser beneficiadas pelas vendas do Brechó de Primavera. O evento vai reunir objetos, roupas, produtos e mercadorias que estejam encostados ou sem uso, mas em bom estado de conservação, e colocá-los à venda por preços acessíveis ao grande público. A renda será totalmente revertida para o Lactário Dilia Ribeiro, para a Creche Auta de Souza e para a Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis (Adefipe).
O Brechó de Primavera é coordenado por professores e alunos do Núcleo - Terapias Integradas - e acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, nas dependências da Creche Auta de Souza, à avenida Luís Osório, 108. Os coordenadores estão em campanha pública de arrecadação de objetos usados, buscando apoio de entidades e empresas da cidade. Já conseguiram reunir móveis e eletrodomésticos; louças e talheres; roupas de cama, mesa, banho e vestimentas; sapatos e artigos de couro, como bolsas e cintos; materiais de construção; objetos decorativos; acessórios; livros, discos, cds e dvds; ferramentas, brinquedos etc. O local de entrega é a clínica do Núcleo - Terapias Integradas - à Av. Cunha Cintra, 480. E mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3652-7780, horário comercial. Segundo a diretora do Núcleo, Olga Ribeiro Vianna, "o Brechó de Primavera deve repetir o sucesso do Brechó de Outono, realizado em 2006, quando houve uma arrecadação de quase R$ 14 mil com a venda de objetos variados e de ótima qualidade, renda que foi repartida entre as duas entidades participantes na época (o Lactário e a Creche). Desta vez, portanto, estamos trabalhando em ritmo acelerado para poder beneficiar também a Adefipe". O dinheiro arrecadado vai se transformar em obra educativa e melhorias para a saúde de cerca de 400 crianças e adultos que são atendidos pelas entidades. Além disso, vai colaborar para diminuir o déficit orçamentário, característica comum às três instituições.

Lactário oferece cuidados e refeições
Uma dos beneficiados pelo Brechó de Primavera é o Lactário Dilia Ribeiro, mantido pela Associação Feminina de Proteção à Infância. Nele são atendidas 60 crianças com idade entre 4 meses e 3 anos, de famílias de baixa renda, que são escolhidas depois de triagem realizada pela assistente social e a diretoria da entidade. Uma das condições para que a criança seja aceita é a de que sua mãe trabalhe. Os recursos recebidos dos poderes municipal, estadual e federal não dão conta de todos os custos. Além de cuidados prestados por uma equipe de 13 pessoas, as crianças ainda recebem quatro refeições diárias. Por isso, são realizadas campanhas e eventos, com intuito de arrecadar doações, além de um sistema de pagamento de carnês para associados.  Quem quiser pode visitar o Lactário Dilia Ribeiro, conhecer as instalações e acompanhar de perto o criterioso trabalho realizado na instituição. Fica na Rua Santa Clara, 31. O telefone é 3653-4491.

Creche Auta de Souza depende da comunidade
As campanhas comunitárias e eventos como o Brechó de Primavera é que garantem a manutenção da Creche Escola Auta de Souza. Essa tradicional entidade, fundada em 1970, atende e educa 99 crianças de famílias de baixa renda, com idade entre 2 e 6 anos, nos cursos Maternal, Jardim de Infância e Pré-primário. As verbas vêm das esferas federal e municipal, mas cobrem apenas uma pequena parte do custo. O déficit mensal, segundo a conselheira e orientadora pedagógica Judith dos Reis Vizoni, chega a R$ 2,5 mil. "Temos uma equipe própria de 10 profissionais e de mais 3 cedidas pela prefeitura municipal; também oferecemos 4 refeições por dia para cada criança, além do material escolar. Desta maneira, atuamos em várias frentes para compensar o déficit, fazendo a caravana dominical e o bazar permanente, além de realizar campanhas de arrecadação e a 'caravana da carne', na qual os açougues da cidade colaboram quinzenalmente com a Creche. Também recebemos alimentos da prefeitura", diz ela. A Creche Escola Auta de Souza fica na Av. Luiz Osório, 108; o telefone é 3652-0420.

Equipe técnica da Adefipe é de voluntários
Cerca de 250 pessoas portadoras de deficiência são sócios da Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis, outra entidade participante do Brechó de Primavera. A Adefipe iniciou seus trabalhos em 1989. Para seus associados, a entidade presta serviços de saúde e oferece equipamentos e acessórios de forma gratuita. Não há cobrança de mensalidade e dá-se preferência para as pessoas de baixa renda. A única verba recebida pela Adefipe, segundo a primeira secretária Letícia Takano Sader, é uma subvenção da prefeitura municipal, insuficiente para cobrir todas os seus custos. "Assim, a equipe formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social é toda de voluntários"- diz ela. E, também, o empréstimo de cadeiras de rodas, andadores, muletas e outros acessórios é feito ao associado a partir de recursos obtidos com eventos e doações de cidadãos e empresas da cidade. Uma outra forma de atender os associados, principalmente na área de fisioterapia, é através de parceria gratuita com a clínica de Fisioterapia das Faculdades de Saúde São Paulo. A Adefipe fica na Av. Capitão Moisés, 82, Jardim Brasília, e seu telefone é 3652-5010. (Redação)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade