Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/05/2007

Poucos eleitores providenciam regularização do título

Detalhes Notícia

Somente um pequeno número de pessoas que estavam com o título eleitoral em condições irregulares procurou o Cartório dentro do prazo estipulado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para que fosse acertada a situação. O período para que os eleitores que deixaram de votar nos três últimos pleitos regularizassem a situação encerrou-se na última quinta-feira, 26.

Em Penápolis, no cartório correspondente a 87ª Zona Eleitoral, que engloba os eleitores locais, ainda não foi feito o balanço dos procedimentos de regularização, porém, conforme informou a chefe do órgão, Maria Luiza Barbosa (foto), dos 739 títulos passíveis de cancelamento, calcula-se que cerca de 50 tenham sido regularizados. “Não sabemos o número exato porque há casos de pessoas que fizeram a transferência do título para outra Zona, portanto, foi dada baixa na regularização em outro local”, explicou Maria Luiza. “No dia 14, o TRE deve emitir relatório completo com os títulos que foram cancelados”, acrescentou.

Já no Cartório da 289ª Zona Eleitoral, que abrange toda Comarca, atendendo às cidades de Avanhandava, Barbosa, Alto Alegre, Luiziânia, Braúna e Glicério, cerca de 30 eleitores fizeram regularização, num total de 339, conforme informou o chefe do Cartório, Sérgio Mikio Suizo.

Quem não regularizou o título ainda deve comparecer ao cartório eleitoral para que sejam feitos os procedimentos necessários, caso contrário, o eleitor sofrerá uma série de complicações, sendo impossibilitado de disputar concursos públicos, tirar documentos de identidade ou passaporte, matricular-se em escolas oficiais ou praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

“Nos cartórios já consta que estes títulos foram cancelados, portanto, agora será necessário um procedimento específico, onde a pessoa terá que fazer outro título, mas mantendo o número anterior”, explicou Maria Luiza. Ela informou ainda que os faltosos deverão pagar multa de R$ 3,00 por cada pleito em que ficou sem votar.

 

Brasil

Um levantamento parcial do TRE feito na sexta-feira, 27, apontou que 168 mil pessoas providenciaram a regularização em todo o país, o que corresponde a apenas 8,89% do total, calculado em 1.896.813 eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas últimas três eleições consecutivas, sendo elas o Referendo realizado em 2005 e os dois turnos das eleições presidenciais de 2006.

A revisão dos títulos passíveis de cancelamento é realizada a cada dois anos, sempre em ano não eleitoral, para atualização do cadastro nacional de eleitores. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade