Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/04/2007

Postos de saúde abrem no sábado para vacinação de idosos

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis realiza neste sábado, 28, um trabalho de intensificação da campanha de vacinação dos idosos contra a gripe. A meta é vacinar 7.079 idosos, correspondentes a 100% da demanda do município. Devem ser vacinadas todas pessoas a partir dos 60 anos de idade. Além da vacina contra a gripe, serão aplicadas as vacinas dupla-adulto (tétano e difteria) e contra a pneumonia. No ato da vacinação, deve ser apresentada a carteira de vacinação.

Para a vacinação a secretaria disponibilizou uma grande equipe de funcionários, que estarão durante todo o dia de hoje atendendo os idosos, das 08h00 às 17h00. Os postos de vacinação funcionarão na Macro I (Mutirão), Macro II (Centro de Saúde), Macro III (Vila Santa Terezinha), e também nos postinhos da Vila Planalto, Cidade Jardim, Vila Tóquio, Jardim Pevi, Jardim Tropical e Jardim Del Rey.

O serviço de Vigilância Epidemiológica ressalta que é muito importante que os idosos sejam imunizados, mesmo aqueles que já tomaram a vacina nos anos anteriores, já que a gripe é causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação tem de ser realizada anualmente.

A gripe geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia. Com a vacina diminui-se o risco de se contrair a doença em 90% dos casos; ela não provoca reações e não tem qualquer contra-indicação.

Além dos idosos, também poderão ser beneficiadas com a campanha as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como portadores de doenças pulmonares, cardiovasculares, renais e hepáticas crônicas, diabéticos, transplantados, portadores de HIV, institucionalizados (residentes em asilos, casas de repouso) e profissionais da saúde. Secom – PMP

 

Idosos farão avaliação odontológica

 

Os idosos de Penápolis passarão por um diagnóstico gratuito como forma de prevenção e detecção de possíveis casos de câncer bucal. O trabalho será desenvolvido no próximo sábado, 28, durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde.

Atuarão nesta tarefa os profissionais do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, entre dentistas, técnicos de higiene dental e auxiliares de cirurgião-dentista. A equipe estará presente em todas as Macros de Saúde e Postinhos no horário das 08h00 às 17h00.

O objetivo é fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal. Isso se justifica pelo fato de que, além da cárie dentária, outras doenças também acometem os tecidos da boca, e o câncer se destaca como o mais grave.

Idosos foram escolhidos para estes exames em função de que a maior incidência deste tipo de câncer ocorre na referida faixa etária.

Os principais fatores de risco são o vício de fumar cigarros ou cachimbos, consumo de álcool, exposição continuada à luz solar, além de fatores como a má higiene, próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas e a presença de restaurações ou dentes fraturados. Estes aspectos serão analisados durante os exames e na seqüência haverá o encaminhando para o tratamento gratuito de todos aqueles idosos em que forem verificadas quaisquer alterações. Este serviço também será prestado na Praça João Casella, em frente à Igreja Sagrada Família no bairro Eldorado no próximo feriado de 1º de maio – durante as comemorações do Dia do Trabalho.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade