Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2011

Postos de saúde abrem hoje para vacinação contra gripe

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A munícipe Eunice Franco Ribeiro aproveitou a oportunidade e já se vacinou contra a gripe

O Ministério da Saúde realiza hoje, 30, em todo o país o “DIA D” de Mobilização Contra a Gripe. Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis informa à comunidade que estará mantendo neste sábado todas as suas unidades abertas das 08h às 17h. Para a campanha a secretaria disponibilizou uma grande equipe de funcionários para atuar nos postos de saúde e também em outros pontos estratégicos em vários pontos da cidade.
Devem ser imunizados os idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças entre 06 meses e 02 anos de idade, indígenas, profissionais da saúde e doentes crônicos com atestado médico. A vacina é contra indicada apenas para as pessoas alérgicas a ovo.
Os postos de vacinação funcionarão na Macro I (Mutirão), Macro II (Centro de Saúde), Macro III (Vila Santa Terezinha), e também nos postinhos da Vila Planalto, Cidade Jardim, Vila Tóquio, Jardim Pevi, Jardim Tropical, Sílvia Covas e Jardim Del Rey.
Demais postos de vacinação ficarão instalados nos seguintes locais: supermercados Big Mart 1, Super Amália e Luzitana (das 7h30 às 17h); pátio do Santuário São Francisco de Assis (das 7h30 às 13h).
A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Penápolis visa imunizar 8.845 pessoas maiores de 60 anos; 470 gestantes e aproximadamente 2.000 crianças dentro da faixa etária abrangida. 

Vacina anual
O serviço de Vigilância Epidemiológica ressalta que é muito importante que os idosos sejam imunizados, mesmo aqueles que já tomaram a vacina nos anos anteriores, já que a gripe é causada por um vírus muito instável e de grande mutabilidade, motivo pelo qual a vacinação tem de ser realizada anualmente.
A gripe geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, podendo evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia. Com a vacina diminui-se o risco de se contrair a doença em 90% dos casos; ela não provoca reações e não tem contra-indicação.

Secom – PMP 

 

Idosos farão avaliação odontológica

Os idosos de Penápolis passarão por um diagnóstico gratuito como forma de prevenção e detecção de possíveis casos de câncer bucal. O trabalho será desenvolvido hoje durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde.
Atuarão nesta tarefa os profissionais do Serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, entre dentistas, técnicos de higiene dental e auxiliares de cirurgião-dentista. A equipe estará presente em todas as Macros de Saúde e Postinhos no horário das 08h às 17h.
O objetivo é fazer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal. Isso se justifica pelo fato de que, além da cárie dentária, outras doenças também acometem os tecidos da boca, e o câncer se destaca como o mais grave.
Idosos foram escolhidos para estes exames em função de que a maior incidência deste tipo de câncer ocorre na referida faixa etária.
Os principais fatores de risco são o vício de fumar cigarros ou cachimbos, consumo de álcool, exposição continuada à luz solar, além de fatores como a má higiene, próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas e a presença de restaurações ou dentes fraturados.
Estes aspectos serão analisados durante os exames e na sequência haverá o encaminhando para o tratamento gratuito de todos aqueles idosos em que forem verificadas quaisquer alterações.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade