Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/05/2012

Postos abrem hoje para vacinar contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que vai proteger também contra a Influenza A H1N1 – gripe suína – começa hoje (05) em todo o país. Seguindo a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá hoje todos os seus postos (Macros e UBSs) das 08h às 17h para imunização do público alvo.
Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, as crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Em Penápolis a Secretaria de Saúde pretende vacinar cerca de 11.720 pessoas, sendo aproximadamente 8.845 idosos; 1.184 crianças; 676 gestantes; e 1.015 profissionais da saúde.
Em todo o Brasil a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas. Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses.
A partir da próxima segunda-feira, dia 07, até o dia 25 de maio, a vacina ficará à disposição nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

Sem complicações
Entre as razões mais importantes que a população deve considerar na hora de tomar a vacina contra a gripe está o fato de que ela diminui o risco de complicações respiratórias, como as pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como asma, diabetes e insuficiência cardíaca. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado houve queda de 44% nos casos graves da doença.
Pneumonia, inflamação no ouvido (otite), sinusite e desidratação também são algumas das complicações da gripe, doença que todos os anos atinge entre 5% e 10% da população adulta e entre 20% e 30% das crianças mundialmente, provocando entre 250 mil a 500 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e a mortalidade por esses casos é reduzida em 60%.
São necessárias duas semanas para que a vacina comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono. O objetivo é oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.

Importante saber
A vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus inativos (mortos). Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar apenas dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação.
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Secom – PMP
(com dados pesquisados no site do Ministério da Saúde)
 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade