Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/05/2019

Por determinação do Estado, dengue será diagnosticada por exame clínico

De acordo com Ofício nº 32/2019, da Secretaria Estadual da Saúde (Grupo de Vigilância Epidemiológica XI Araçatuba), foi suspensa a partir de ontem (30) a realização de sorologia para dengue. Sendo assim, a determinação é para que o diagnóstico dos pacientes seja efetuado exclusivamente por meio de exame clínico.
De acordo com o documento, somente serão aceitas pelo Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba (credenciado pelo Governo do Estado para realização de sorologia de dengue) as amostras para sorologia de pacientes graves e/ou óbitos suspeitos da doença, além de amostras de NS1 para identificação do sorotipo circulante. 
O mesmo documento diz ainda que a decisão foi tomada com base em uma resolução da Sala de Situação de Dengue Regional, após avaliação de critérios epidemiológicos descritos nas “Diretrizes de Prevenção e Controle de Arboviroses Urbanas do Estado de São Paulo”.
Com relação ao assunto, o secretário municipal de Saúde de Penápolis, Wilson Carlos Braz, informou que mesmo assim a Prefeitura vai continuar coletando amostras de sangue dos pacientes suspeitos para realização de hemogramas. “Infelizmente não poderemos mais enviar as amostras coletadas para o Instituto Adolfo Lutz, mas o hemograma a Prefeitura vai continuar fazendo normalmente”, assegurou.
De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, o hemograma é solicitado pelo médico com a notificação compulsória. “O exame de hemograma serve para fazer o estagiamento do paciente e sua classificação de risco, não deixando que seu quadro agrave”, explicou.
Sobre o diagnóstico clínico epidemiológico, o enfermeiro Alexandre explicou que será feito pelo médico observando-se a presença de febre mais dois sintomas clássicos, no mínimo (dor no corpo, dor no fundo dos olhos, manchas pelo corpo, vômito, diarreia, dor abdominal).
“Quando é declarada epidemia, o protocolo prevê que não se faça mais a sorologia, e sim o exame clínico para diagnosticar a dengue. Sendo assim o médico avalia o paciente, faz a notificação e encerra o diagnóstico como dengue por exame clínico epidemiológico”, disse Alexandre.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade