Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/03/2012

População deve redobrar cuidados com a dengue após Carnaval

Todos os penapolenses que viajaram durante o feriado de Carnaval devem estar atentos ao aparecimento de sintomas da dengue. A orientação é reforçada para as pessoas que viajaram para cidades onde há registros recentes da doença. Normalmente, todos os anos nesta época, cerca de 15 a 20 dias após as festividades carnavalescas, costumam aparecer diversos casos de pessoas que se contaminaram durante viagens. Esse é o período que a dengue fica incubada, antes de manifestar os sinais.
O alerta da Secretaria Municipal de Saúde é devido ao fato de várias regiões do Brasil apresentarem casos confirmados de dengue. Inclusive na região, cidades como  Birigui e Andradina já tiveram confirmações do Vírus Tipo 4 da doença. Isso é considerado preocupante, já que Penápolis tem índice grande de infestação do mosquito transmissor, de acordo com o Lira (Levantamento de Índice Rápido) efetuado há cerca de 15 dias.
De acordo com a a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, em Penápolis, neste ano de 2012, já foram confirmados 06 casos de dengue, sendo 30 suspeitos notificados. Estes números correspondem ao período de 01 de janeiro até 02 de março. A maior incidência é detectada nas regiões da Vila Fátima e Jardim Eldorado.
Ainda de acordo com ela, o último IB (Índice de Breteau), outro indicador de infestação do mosquito transmissor, foi realizado em janeiro, apresentando um resultado de 2.4. Este resultado é alto, tendo em vista que o Ministério da Saúde preconiza um índice de -1.
“A população precisa continuar colaborando. Sem isso, o poder público não conseguirá evitar uma epidemia. Nossa região já está tomada por casos positivos, sendo a prevenção a solução”, comentou Lucimari.
“Além disso é preciso procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação médica caso venha a surgir algum sintoma como febre, dor generalizada no corpo, dor nos olhos,  manchas na pele, vômito e dores abdominais”, completou ela.
“Precisamos que as pessoas ajam desta forma porque é necessário investigar e tomar as providências de bloqueio da transmissão”.
Em Penápolis as ações de prevenção são realizadas diariamente, com a visita de agentes da saúde aos imóveis da cidade para a orientação e controle de criadouros.
Para prevenção é essencial que pelo menos uma vez por semana a pessoa elimine tudo o que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito em sua residência e local de trabalho. Isso porque o ciclo biológico do inseto é de aproximadamente doze dias. Fazendo essa inspeção uma vez por semana, o ciclo é interrompido.
Basta despejar a água no chão, escovar o recipiente e se possível descartá-lo. Para a remoção dos ovos deve-se usar bucha. Inclusive a água nos potes dos animais domésticos deve ser trocada uma vez por dia e o pote, lavado com água corrente e bucha.
Uso de repelente no dia-a-dia também é importante e deve ser repassado a cada duas horas. Quem ficar ausente de casa por mais de quinze dias deve tapar os ralos e vasos sanitários.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade