Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2007

Perda: Infarto tira a vida do “embaixador” Walter Makassian

Detalhes Notícia

Um infarto na manhã de domingo tirou a vida do engenheiro Walter Gozma Makassian, 63 anos, que, devido a forte influência que tinha junto aos órgãos públicos estaduais e pela facilidade para agilizar os projetos do município, foi apelidado na gestão Firmino Ribeiro Sampaio de “embaixador” de Penápolis. Conforme informações dos familiares, Walter estava em sua residência, no Village, quando por volta das 09h30 sentiu-se mal. Cardíaco, mesmo socorrido imediatamente não resistiu e faleceu. Casado com Tereza Marota Makassian, tinha os filhos Rodrigo, 33 e Daniela, 31. Não deixou netos.

Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores de Penápolis e o sepultamento ocorreu ontem pela manhã no jazigo da família na Necrópole Santa Cruz, em Penápolis. Corintiano roxo, no momento do sepultamento a urna funerária foi coberta com uma bandeira da equipe, enquanto que dentro foi colocada uma pequena bandeira de Penápolis, doada pela Administração. Dentre vários cargos importantes que ocupou, Walter destacou-se como administrador regional da Vila Prudente, em São Paulo além de ter sido o engenheiro responsável pelo Memorial da América Latina, Ponte do Morumbi, Vila Prado e CDHU. Foi também membro fundador do Partido Socialista Democrático Brasileiro, atuou politicamente com Mário Covas quando este foi prefeito de São Paulo.

Quando o PSDB chegou ao governo do Estado, Makassian ocupou vários cargos de destaque. Para vários políticos locais, de fato ele exerceu o papel de embaixador, colaborando não somente com as ex-administrações, mas também com a atual, sempre ajudando quando obstáculos surgiam na relação institucional entre os municípios e o governo de Estado.

 

Luto oficial

O prefeito municipal, João Luís dos Santos decretou luto oficial por três dias no município, que teve início ontem. “É em reconhecimento ao grande penapolense que foi Walter Makassian. Ele amava sua terra e onde quer que estivesse, em especial em São Paulo, sempre se colocou a disposição para ajudar os prefeitos, vereadores, entidades e a própria comunidade. Foi sem dúvida um penapolense de grande quilate”, destacou o prefeito. Após residir vários anos fora da cidade, com sua aposentadoria havia decidido retornar à terra natal. “Em Penápolis era sem dúvida também um grande colaborador. Estamos com isso tendo uma grande perda, pois com suas idéias, gestões e experiência política poderia ajudar a cidade”, reconheceu João Luís, lembrando que, mesmo de siglas partidárias diferentes, se colocava a disposição para ajudar. Várias visitas, conforme declarou o prefeito, foram feitas, incluindo a Secretaria de Habitação, de Esporte e Palácio dos Bandeirantes, através de sua influência e intermediação.

Para o ex-deputado estadual, o advogado Ricardo Rodrigues de Castilho, a própria alcunha à ele empregada, de embaixador de Penápolis, já diz tudo sobre sua importância ao município. “Foi um penapolense apaixonado e não mediu esforços para ajudar várias administrações, entre elas a de João Carlos D’Elia, Alidino Valter Bonini, Benone Soares de Queiroz, Firmino Ribeiro Sampaio e a atual”, destacou Ricardo. Enquanto deputado, segundo Ricardo, Makassian era o penapolense que mais o visitava em seu gabinete. “Infelizmente ele faleceu com o trauma de não ter podido ter disputado o cargo de prefeito de Penápolis. Na época, após encenação, “puxaram seu tapete” e ele somente ficou sabendo do que havia ocorrido por terceiros. Isto o abalou emocionalmente mas mesmo assim não deixou de colaborar com a cidade”, finalizou. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade