Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/11/2007

Penapolenses são aprovados para Parlamento Jovem

Detalhes Notícia

Dois estudantes de Penápolis foram aprovados este ano para participar do Projeto Parlamento Jovem Paulista, onde 94 alunos do Ensino Médio de todo o estado terão a oportunidade de vivenciar um dia na função de deputado estadual. A iniciativa é da Assembléia Legislativa, que prepara uma Comissão Especial para analisar e escolher os trabalhos. A estudante Camila Renata Moreira, do 2º ano do Ensino Médio da escola EE Prof. Luiza Bernardes Nory, e o aluno João Vitor Santos Ribeiro, do 2º ano da escola EE Prof. Ester Eunice, tiveram seus projetos aprovados e serão recebidos na Assembléia nos dias 22 e 23 para conhecerem a rotina dos políticos e exercitarem a cidadania com a exposição de cada projeto.

 

Cultura

Camila, que tem 17 anos e reside no Jardim Eldorado, desenvolveu um projeto para a criação de centros de brincadeiras folclóricas nas escolas. “A intenção é resgatar brincadeiras que estão sendo esquecidas, principalmente com a popularização da informática e o acesso das crianças aos computadores”, considerou ela. O projeto sugere a implantação destes centros inicialmente em escolas de funcionamento em tempo integral. “As brincadeiras seriam estimuladas por meio de discussões e dinâmicas oferecidas por profissionais ligados ao folclore, como historiadores e museólogos, e os alunos dariam continuidade a estas práticas”, explicou a estudante, que disse estar ansiosa por apresentar o projeto. “Acho que será uma ótima experiência”, completou. Camila teve como orientadora a professora de História, Telma Cristina Gabriane Vagaez.

 

Educação

O outro projeto que representará Penápolis na Assembléia, desenvolvido por João Vitor, é voltado para a área de educação e propõe que o histórico escolar de cada aluno inclua suas participações em atividades culturais e esportivas, assim como ações voluntárias desenvolvidas durante o período escolar. “Somente as notas não mostram a vivência do estudante em atividades que exercitam a cidadania e a participação em competições extra-curriculares”, argumentou o aluno, que tem 16 anos e reside no bairro Monreal. O trabalho foi orientado pela professora Angélica Aparecida Silva de Lima, que defende a idéia por considerar as atividades extra-curriculares ótimas formas de avaliar o perfil de cada estudante. “É nestas atividades que vemos disciplina, responsabilidade e obediência à autoridade, entre outros aspectos. Até mesmo para o mercado de trabalho estes itens são passíveis de avaliação”, comentou. “Por outro lado, é tão explorada atualmente a questão do protagonismo juvenil e a importância de incentivar o aluno no exercício da cidadania, então deveríamos começar a valorizar esta participação”, acrescentou a professora.

 

Visita

O próprio programa custeia as despesas com hospedagem, transporte e alimentação dos participantes, exceto o deslocamento até a capital. Na manhã do dia 22, acontece o credenciamento dos deputados jovens e à tarde eles serão levados até a Assembléia onde serão recepcionados pelas autoridades. Para o dia 23 está marcada a exposição dos trabalhos, onde cada aluno terá três minutos para justificar seu projeto. Haverá ainda votação e os trabalhos aprovados serão encaminhados à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. As idéias poderão ser aproveitadas pelos deputados e viabilizadas em forma de projeto de lei. No ano passado o Parlamento Jovem recebeu projetos de alunos do Ensino Fundamental e Penápolis foi representada pelo estudante Antônio Bernardino Gomes Júnior, da E.E. Prof. Luiza Bernardes Nory, que sugeriu o estreitamento das relações com as comunidades indígenas e o aprofundamento do estudo da cultura indígena nas escolas. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade