Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/06/2019

Penápolis tem resultado negativo de empregos em maio

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Penápolis teve resultado negativo de 70 vagas de emprego com carteira assinada no mês de maio

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis terminou o mês de maio com 70 vagas de empregos fechadas em diversos segmentos. A informação é do Ministério da Economia através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, através de levantamento mensal baseado em informações de contratações e baixas feitas em carteira assinada. Até agora, somente o mês de abril foi o que registrou um fechamento positivo em 2019, sendo que em todos os demais, o levantamento apontou resultados negativos. Apesar disso, o saldo acumulado nos cinco primeiros meses do ano ainda se mantém positivo, com 162 vagas abertas na cidade.
Ainda sobre o levantamento apresentado referente ao mês de maio, Penápolis registrou 407 admissões contra 477 desligamentos, gerando saldo negativo naquele mês. O Caged apontou também que o setor que mais contribuiu para o resultado ruim foi o do alimentador de linha de produção, que naquele mês fechou 26 vagas. Outro setor que não teve bom desempenho foi o do auxiliar geral de conservação de vias permanentes, que obteve um saldo negativo de 13 vagas. Já o setor do comércio também não conseguiu crescimento e fechou maio com menos oito vagas de empregos.

Positivos
Por outro lado, o Caged apontou os setores que conseguiram bom desempenho no período e terminaram maio com saldos positivos. O principal deles foi o do trabalhador agropecuário em geral, que fechou com nove vagas criadas. 
Este setor foi seguido pelo do costureiro à máquina na confecção em série, que terminou com sete vagas geradas.
O setor agrícola também contribuiu com a geração de novos empregos no ramo de tratorista, que gerou seis novas vagas em Penápolis.
Sobre o total de empregos registrados, o Caged apontou também que 30 vagas foram destinadas à pessoas que conquistaram seu primeiro emprego com carteira assinada. 
Sobre o total de desligamentos apontados, 294 foram feitos sem justa causa e apenas uma demissão por justa causa. Cinco baixas foram por conta de falecimento dos trabalhadores e nenhuma demissão foi registrada por aposentadoria.
O Caged mostrou também que 5.075 estabelecimentos geraram empregos em carteira.

Brasil
A criação de empregos com carteira assinada teve saldo positivo em maio, com a criação de 32.140 vagas em todo o país, informou o Caged. O saldo positivo em maio foi resultado de 1.347.304 admissões contra 1.315.164 desligamentos ocorridos no período.
É o terceiro ano seguido em que o mês de maio apresenta saldo positivo, apesar de uma ligeira queda no volume total de novas vagas na comparação com o mesmo mês nos anos de 2017 (34,2 mil) e 2018 (33,6 mil).
Para o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, o resultado do mês está em sintonia com o desempenho da economia, mas ainda abaixo do desejado.
"A geração de emprego está em linha com o que a economia vem demonstrando, da mesma forma que, nos últimos anos, o crescimento não foi tão grande quanto se gostaria", afirma Dalcolmo. Apesar da criação de empregos ter diminuído no mês passado, na comparação com anos anteriores, Dalcolmo não vê queda. "Não há tendência nem de subida, nem de descida [na geração de empregos]. Significa uma economia que está um pouco em compasso de espera, a ser definido por outros pontos importantes como a reforma da Previdência."
No acumulado do ano, foram criados mais 351.063 postos de trabalho, o que elevou para 38,761 milhões o estoque de empregos formais no país. É o maior estoque desde 2016, quando o Caged registrou 38,783 milhões de empregados com carteira assinada.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade