Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/01/2013

Penápolis registra primeiro caso confirmado de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica anunciou ontem, 30, a confirmação do primeiro caso de dengue no município em 2013. Trata-se de um caso importado, ou seja, a pessoa não reside em Penápolis.

O homem de 34 anos, reside no Estado de Mato Grosso e está a passeio em Penápolis, na casa de familiares, desde o dia 20 de janeiro. No dia 24 de janeiro, começou apresentar os sintomas da doença, quando realizou o exame em laboratório particular. O resultado positivo do exame foi comunicado ontem à Vigilância Epidemiológica.

Após averiguação do caso, efetuado pela equipe da Vigilância, foi constatado que a pessoa contraiu a doença no município de residência, em Mato Grosso, pois o vírus da dengue pode ficar incubado durante um período de até 15 dias antes do aparecimento dos sintomas. O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, ressalta que a confirmação do caso importando de dengue pode trazer a circulação de um novo tipo de vírus ao município, podendo contaminar outras pessoas.

"O exame de isolamento viral (que detecta o tipo de vírus) deve ser feito do primeiro ao terceiro dia em que a pessoa apresentar os sintomas da doença. Por isso é necessário procurar o quanto antes o atendimento médico. Quanto mais cedo for detectado o vírus, mais rápido será o tratamento da doença", explicou o enfermeiro.

 

Notificados

Desde o início do ano, foram registrado 12 casos notificados (suspeitos) de dengue e apenas um confirmado, sendo este caso importado.

Vale ressaltar que a dengue é uma doença que pode levar à morte; e a única forma de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito. "Ainda mais nesse período de calor e chuva, propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), as pessoas precisam ter consciência e eliminar os criadouros, mantendo sempre limpo o quintal de casa", disse a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira.

Qualquer pessoa que apresentar febre alta, seguida de mais dois sintomas da dengue, como dor de cabeça, dor e vermelhidão no corpo, coceira, vômito e diarreia, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para atendimento médico e fazer o exame de isolamento viral. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade